Elabore um mapa circular a partir da leitura de no mínimo três dos
textos abaixo, contendo: desafios, cenários, formas de atuação, estratégias
necessárias para ensinagem na educação online, competências que o
professor/tutor precisam desenvolver para professorar em contextos online.
Textos para leitura:
ARAUJO, Claudia H.;
PEIXOTO, Joana. Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias
digitais da informação e da comunicação. ETD-
Educ. Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 2, p. 404-417. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/13322
BACKES, Luciana; SCHLEMMER,
Eliane. Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnógico digital. Rev. Diálogo Educ,
Curitiba, v.13, nº 38, p. 243-266, jan/abr. 2013. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7644&dd99=view&dd98=pb
HARASIM. Linda. Educação online e as implicações da inteligência
artificial. Revista da Faaeba – Educação
e Contemporaneidade. Salvador, v.24, n. 44, p.25-39, jul/dez, 2015. Disponível
em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1818/1232
MAURI, Teresa; ONRUNBIA, J. O professor em ambientes virtuais:
perfil, condições e competências. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e
colaboradores. Psicologia
da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da
informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 118-135.
MERCADO, Luis P. Tecnologias digitais e educação a distância:
letramento digital e formação de professores. In: CAVALCANTE, Maria Marina et
al (orgs). Didática e Práticas de
Ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade.
Endipe Livro 4 – Fortaleza: Eduece, 2015, p. 328-346. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/21.%20TECNOLOGIAS%20DIGITAIS%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20DIST%C3%82NCIA_%20LETRAMENTO.pdf
MONEREO, Carles; POZO, Juan J. O aluno em ambientes virtuais:
condições, perfil e competências. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e
colaboradores. Psicologia
da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da
informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 97-117
SÁ, Helena; SILVA, Marco. Mediação docente e desenho didático: uma
articulação complexa na educação online. Rev.
Diálogos Educ., Curitiba, v.13, nº 38, p. 139-159, jan/dez
2013. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7635&dd99=view&dd98=pb
SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: relato de
experiência. In: SILVA, Marco (org). Educação
online: teorias, práticas, legislação,
formação corporativa. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 53-75.
SILVA, Marco; CILENTO, Sheilane A. Formação de professores para
docência online: considerações sobre um estudo de caso. Revista da Faaeba –
Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 207-218, jul/dez.
2014. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1042/720
Nenhum comentário:
Postar um comentário