Esta aula tem como objetivo apresentar propostas didáticas com diferentes
estratégias didáticas no ensino superior; fundamentar teoricamente e elaborar sequencia didática envolvendo a estratégia
didática estudada.
As
estratégias didáticas podem ser divididas em centradas no professor
(magistrais) ou centradas nos estudantes (metodologias ativas).
As
estratégias
didáticas centradas no professor mais utilizadas são: aula expositiva, estudo dirigido
e o diálogo socrático.
As estratégias didáticas centradas nos estudantes são: aprendizagem com
pesquisa, aprendizagem por descoberta (experimentação), aprendizagem baseada em problemas
(ABP ou PBL); aprendizagem por projetos: webquest, caça ao tesouro, webgincana
e web inquirity Project; aprendizagem com jogos (RPG); aprendizagem com casos;
aprendizagem com dramatização; aprendizagem em grupos de discussão (seminários)
e debates; aprendizagem com simulação; aprendizagem com estudo do meio, comunidades de aprendizagem em redes sociais;
e pesquisa colaborativa.
Leituras Indicadas:
MERCADO, Luis P. Estratégias didáticas em aulas online no ensino
superior. In: LINHARES, Ronaldo N.; PORTO, Cristiane; FREIRA, Valéria (orgs). Mídia e educação:
espaços e (co) relações de conhecimentos. Aracaju: Edunit, 2014, p.
61-95.
BADIA, Antoni; MONEREO, Carles. Ensino e aprendizagem de
estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. In: COLL, Cesar; MONEREO,
Carles e colaboradores. Psicologia
da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da
informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 311-328.
DE
AQUINO, Carlos T. Como aprender: andragogia
e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p.
22-42
FARIAS, Pablo A.; MARTIN, Ana L.;
CRISTO, Cinthia S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico
e Aplicações. Rev. Bras. Educ. Med. vol.39 nº.1. Rio de
Janeiro jan./mar. 2015. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0143.pdf
FREITAS, Valéria P. et al. Mudança no processo ensino aprendizagem
nos cursos de graduação em Odontologia com utilização de metodologias ativas de
ensino e aprendizagem. RFO,
v. 14, n. 2, p. 163-167, maio/agosto 2009. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1413-4012/2009/v14n2/a163-167.pdf
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. Metodologias ativas e o processo
de aprendizagem na perspectiva da inovação. PBL
2010
Congresso Internacional. São Paulo, Brasil, 8-12 de fevereiro de 2010.
Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0287-1.pdf
GOMES, Maria P. et al. O uso de metodologias ativas no ensino de
graduação nas Ciências Sociais e da Saúde – avaliação dos estudantes. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p.
181-198, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a11
MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de
ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e
Turismo – ReAT, vol. 2, n. 1, jan/jun, 2013. Disponivel em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338
MERCADO, Luis P. Metodologias do ensino com
tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.
21, n. 1, p. 263-299, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n1/1414-4077-aval-21-01-00263.pdf
MITRE, Sandra M. et al. Metodologias ativas de
ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência
& Saúde Coletiva, vol. 13(Sup 2), p.2133-2144, 2008.
Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf
PADILHA, Maria A.; ZABALZA, Miguel A.
Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca
de uma coreografia didática inovadora. E-curriculum,
São Paulo, v. 14, n. 3, p. 837-863, jul/set. 2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28698/20654
Nenhum comentário:
Postar um comentário