sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Construção do Texto do Módulo para Educação a Distância




Na produção de cada módulo do curso, o mesmo deverá conter: texto básico do módulo – elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e webgráfica, contendo:
a. Caracterização do espaço de atuação do professor universitário estudado;
b. Como o professor universitário pode atuar neste espaço (habilidades e competências exigidas, pesquisar em editais de concursos e seleção deste profissional;

c. Importância do professor universitário neste espaço de atuação; entrevista com um professor que atua neste espaço, escrita com ferramentas da internet ou registradas com câmera, gerando vídeo, desde que autorizada pelo entrevistado. O roteiro da entrevista será elaborado em aula após o estudo bibliográfico do tema;
d. Atividades de estudo e pesquisa; uso ou produção de um vídeo no tema em estudo;
e. Atividades e exercícios utilizando textos científicos, artigos de revistas e jornais online;

f. Ferramentas de interação: fórum, chat; avaliação: Provas escritas, Resolução de exercícios, Pesquisas, Produção de textos; bibliografia básica e complementar.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Construção do Módulo de Educação Online

Na educação online, o material didático assume papel extremamente importante por ser um dos principais recursos para viabilizar a interação entre professores e estudantes, diferente da educação presencial, na qual professores e alunos dividem o mesmo tempo e espaço, permitindo a interação interpessoal e imediata no processo de ensino e aprendizagem. Este texto tem como objetivos apresentar o planejamento de material didático para educação online: concepção, elaboração e edição.



A elaboração de um curso online inclui o desenvolvimento de materiais didáticos e atividades de aprendizagem, o desenho da avaliação, a escolha dos recursos mais adequados segundo a metodologia utilizada.
Vamos construir materiais didáticos para uma disciplina denominada Atuação e Competências do Professor Universitáriocarga horária de 90 horas, sendo 15 horas presenciais e 75 horas a distância. A disciplina envolve a exploração dos diversos espaços de atuação do professor universitário, além do espaço da docência já bastante explorado e conhecido.
A disciplina a ser construída tem como objetivos:
1. Refletir criticamente a prática como professor universitário além da sala de aula, ampliando a visão do processo de aprendizagem;
2. Conhecer espaços de atuação do professor universitário, além do espaços da docência;
3. Caracterizar a função e importância do professor universitário nos diferentes espaços de atuação;
4. Explorar a atuação interdisciplinar e as relações pedagógicas na gestão acadêmica universitária, na pesquisa, na avaliação institucional, na avaliação de mérito e na divulgação científica.
A construção dos módulos será feita por cinco grupos, responsáveis por criar e organizar uma unidade da disciplina criada, com 15 horas cada:
Grupo 1 - Gestão Universitaria - Ana Cecilia e Elisangela
Grupo 2 - Pesquisa - Emanulle, Ana Paula e Janekesia
Grupo 3 - Avaliação Institucional - Lais e Marcos Paulo
Grupo 4 - Avaliação de Mérito - Douglas e Lilian Franciele
Grupo 5 - Divulgação Científica - Humberto e Adailton

Cada grupo disponibilizará os materiais produzidos no módulo apropriado da disciplina: introdução, objetivos, ferramentas de interação síncrona e assíncrona, exercícios e tarefas, trabalhos em grupos e individuais, pesquisas  e  a forma como serão feitas as avaliações  de cada módulo.
A elaboração da avaliação do módulo envolverá provas presenciais abertas; resolução de exercícios; trabalhos individuais (produção de textos e reflexões); trabalhos em grupo (pesquisas e seminários); participação nas discussões e sessões de interação sínc rona e assíncrona propostas.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Planejamento do Módulo de Educação Online

O planejamento do módulo de Educação a Distância é fundamental para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade. Planejar utilizando AVA envolve uma série de elementos que vão desde a pesquisa, seleção e organização dos materiais até a interação com os estudantes. 

Estrutura do Plano do Módulo ou Unidade

Titulo da Unidade
 - objetivo, claro e relacionado diretamente com o conteúdo ou com o tema a ser trabalhado.

Carga Horária: 
tempo em horas e semanas de duração do módulo.

Objetivos de Aprendizagem
 - o que o estudante poderá aprender com este módulo. Indica claramente o que é esperado do estudante: quais mudanças esperamos que aconteçam a partir do estudo do módulo? O objetivo de aprendizagem deve indicar um comportamento passível de avaliação. Aulas bem sucedidas devem ter seus objetivos alcançados e isso só se confirma pela avaliação da referida aula. Os objetivos previstos devem ser discriminados quanto ao desenvolvimento conceitual (foco na aquisição do conhecimento), procedimental (desenvolvimento de habilidades e a aplicação do aprendizado pelo discente em sua atuação profissional) ou atitudinal (aquisição de valores, atitudes e comportamentos a ser observado na atuação profissional).

Conteúdos e atividades - listar os conteúdos dos módulos, indispensáveis para que o estudante possa acompanhar a proposta de aulas online. Os saberes representam o conhecimento necessário para a formação holística por meio desenvolvimento cognitivo, de habilidades e de atitudes, que devem ser aplicados em sua atuação profissional. Devem ser elaborados em nível crescente de complexidade e considerar os condicionantes histórico-sociais, conforme propõe a tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.

Desenvolvimento Metodológico Ao selecionar as estratégias e ferramentas do AVA deve-se considerar como critérios fundamentais a relação teoria e prática, a apresentação de experiências destaques, a problematização do saber e a identificação de possíveis soluções para a resolução da situação-problema institucional.  Exemplos: estratégias de leitura, de socialização do resultado de uma pesquisa ou de um trabalho de grupo, uso de áudios ou vídeos, jogos (incluindo os virtuais), simulações, jornais, livros, revistas, cd, cd-rom, blogs, links de portais ou sites, podcasts ou áudios, softwares educacionais para criação de jogos, experimentações. As atividades deverão contemplas os seguintes tópicos:

a. Caracterização do espaço de aprendizagem de atuação do professor do ensino superior estudado;

b. Como o professor do ensino superior pode atuar neste espaço (habilidades e competências exigidas, pesquisar em editais de concursos e seleção deste profissional;

c. Importância do professor do ensino superior neste espaço de aprendizagem; entrevista com um professor que atua neste espaço de aprendizagem, escrita com ferramentas da internet ou registradas com câmera, gerando vídeo, desde que autorizada pelo entrevistado. O roteiro da entrevista será elaborado em aula após o estudo bibliográfico do tema;

d. Atividades de estudo e pesquisa; uso ou produção de um vídeo no tema em estudo;

e. Atividades e exercícios utilizando textos científicos, artigos de revistas e jornais online;

f. Ferramentas de interação: fórum, chat; avaliação: Provas escritas, Resolução de exercícios, Pesquisas, Produção de textos; bibliografia básica e complementar.

Chat - ferramenta síncrona que permite a realização de discussão textual via web. Guarda histórico de mensagens para consulta futura.
Fórum ferramenta assíncrona e permite discussão entre todos os participantes do curso. Têm diferentes tipos de configurações, por exemplo, permitir que o aluno crie tópicos de discussão ou não.
Glossário - permite aos participantes visualizarem e inserirem termos e suas definições, assim como um dicionário. Permite comentário. E é possível criar, automaticamente, links para os termos aqui alocados em todas as partes do curso.
Tarefa - entrega de atividades através de arquivo externo que pode ser visualizado apenas pelo professor. É possível que o professor troque arquivos com o aluno e dê notas pela atividade desenvolvida.
Wiki- é uma coleção de documentos criados de forma coletiva. É iniciado a partir de uma primeira página e pode ser linkado a outras páginas com conteúdo. Qualquer participante do curso pode desenvolver o conteúdo, sendo assim é considerada uma ferramenta poderosa para o trabalho colaborativo.
Avaliação - pode ser diagnóstica, formativa e somativa. Nesse contexto, deve-se discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula, as atividades e os critérios adotados para correção das atividades.

Bibliografia - indicar a bibliografia a ser lida para o desenvolvimento do módulo e apresentar bibliografia para o aprofundamento do estudo acerca dos aspectos trabalhados nos conteúdos.

domingo, 16 de setembro de 2018

Inovação no Ensino Superior - Estratégias Didáticas com TIC no Ensino Superior utilizando metodologias ativas

Esta aula tem como objetivo apresentar propostas didáticas com diferentes estratégias didáticas no ensino superior; fundamentar teoricamente e elaborar sequencia didática envolvendo a estratégia didática estudada.




As estratégias didáticas podem ser divididas em centradas no professor (magistrais) ou centradas nos estudantes (metodologias ativas).

As estratégias didáticas centradas no professor mais utilizadas são: aula expositiva, estudo dirigido e o diálogo socrático.

As estratégias didáticas centradas nos estudantes são: aprendizagem com pesquisa, aprendizagem por descoberta (experimentação), aprendizagem baseada em problemas (ABP ou PBL); aprendizagem por projetos: webquest, caça ao tesouro, webgincana e web inquirity Project; aprendizagem com jogos (RPG); aprendizagem com casos; aprendizagem com dramatização; aprendizagem em grupos de discussão (seminários) e debates; aprendizagem com simulação; aprendizagem com estudo do meio,  comunidades de aprendizagem em redes sociais; e pesquisa colaborativa.

Leituras Indicadas:

MERCADO, Luis P. Estratégias didáticas em aulas online no ensino superior. In: LINHARES, Ronaldo N.; PORTO, Cristiane; FREIRA, Valéria (orgs). Mídia e educação: espaços e (co) relações de conhecimentos. Aracaju: Edunit, 2014, p. 61-95. 

BADIA, Antoni; MONEREO, Carles. Ensino e aprendizagem de estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 311-328.

DE AQUINO, Carlos T. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 22-42

FARIAS, Pablo A.; MARTIN, Ana L.; CRISTO, Cinthia S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev. Bras. Educ. Med. vol.39 nº.1. Rio de Janeiro jan./mar. 2015. Disponível em:  http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0143.pdf

FREITAS, Valéria P. et al. Mudança no processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação em Odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. RFO, v. 14, n. 2, p. 163-167, maio/agosto 2009. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1413-4012/2009/v14n2/a163-167.pdf

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. PBL 2010 Congresso Internacional. São Paulo, Brasil, 8-12 de fevereiro de 2010. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0287-1.pdf

GOMES, Maria P. et al. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas Ciências Sociais e da Saúde – avaliação dos estudantes. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 181-198, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a11

MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT, vol. 2, n. 1, jan/jun, 2013. Disponivel em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338

MERCADO, Luis P. Metodologias do ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, p. 263-299, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n1/1414-4077-aval-21-01-00263.pdf

MITRE, Sandra M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 13(Sup 2), p.2133-2144, 2008. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf

PADILHA, Maria A.; ZABALZA, Miguel A. Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. E-curriculum, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 837-863, jul/set. 2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28698/20654

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Educação a Distância: Conceitos, Características e Fundamentos

Apresentação do tema Educação a Distância: conceitos, características e fundamentos, na qual são desenvolvidos os seguintes assuntos: Paradigmas na EaD; Desafios na Educação a Distância; Qualidade na Educação Online; Dificuldades na Educação Online; O  professor universitário e a EaD; Professor Online e a  Interatividade na EaD; Competências e Habilidades do Aluno Online; AVA; Comunidades Virtuais de Aprendizagem.


Decreto nº 9.057/2017, revoga o Decreto nº 5.622/2005, que regulamenta o artigo 80 da LDBEN. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm

Portaria nº 1.134/2016, que revoga a Portaria MEC nº 4.059/2004. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2016/10/Portaria_1134_10_10_2016_disciplinas_ead.pdf


Portaria Normativa nº 11/2017, estabelece normas para o Credenciamento de Instituições e oferta de cursos superiores a distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=66441-pn-n11-2017-regulamentacao-ead-republicada-pdf&category_slug=junho-2017-pdf&Itemid=30192

Exemplo de Curso Online no AVA Moodle
Explore os módulos do Curso Formação de Professores para a Docência Online, disponível no Moodle Sala de Aula Interativa: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/course/view.php?id=11
Explore o conteúdo e as propostas de atividades do(s) módulo(s) escolhido.

Leitura sobre o AVA Moodle:

Moodle: um sistema de gerenciamento de cursos (Versão 1.5.2+) de Athail Rangel Pulino Filho, da Universidade de Brasília, disponível em: http://www4.tce.sp.gov.br/ecp/sites/default/files/manual-completo-moodle.pdf

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Análise de Módulos de Educação Online

Explore os módulos do Curso Formação de Professores para a Docência Online, disponível no Moodle Sala de Aula Interativa: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/course/view.php?id=11



Módulo 3 - Psicologia da Aprendizagem - Ana Cecília e Elisangela
Módulo 4 - Educação e Comunicação Interativas - Emanuelle, Ana Paula e Janekesia
Módulo 5 - A Internet e suas Interfaces - Lais e Marcos Paulo
Módulo 6 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Douglas e Lilian
Módulo 7 - Multimídia e Educação - Humberto e Adailton
Módulo 8 - Cartografia Cognitiva e Investigativa - 
a. Conhecer o conteúdo e como o mesmo foi organizado e apresentado;
b. Recursos utilizado;
c. Atividades propostas;
d. Objetivos de aprendizagem;
e. Avaliação do módulo.
Postar as respostas nos comentários deste post.