Vamos
conhecer diferentes estratégias didáticas no ensino superior, seus fundamentos
teóricos e elaborar webinários (seminários onlines) com aulas utilizando a
estratégia didática estudada.
As
estratégias didáticas podem ser divididas em centradas no professor
(magistrais) ou centradas nos estudantes (metodologias ativas).
As estratégias didáticas centradas no professor mais utilizadas são: aula expositiva, estudo
dirigido e o diálogo socrático.
As estratégias didáticas centradas nos estudantes são, dentre outras:
- aprendizagem com pesquisa;
- aprendizagem por descoberta (experimentação);
- aprendizagem baseada em problemas (ABP ou PBL);
- aprendizagem por projetos: webquest, caça ao tesouro, webgincana e web inquirity Project;
- aprendizagem com games;
- aprendizagem com casos;
- aprendizagem com dramatização;
- aprendizagem em grupos de discussão (seminários) e debates;
- aprendizagem com simulação;
- aprendizagem com estudo do meio;
- comunidades de aprendizagem em redes sociais;
- pesquisa colaborativa.
Leituras para aprofundamento (disponibilizados no e-mail):
SOUSA, Edileusa G.; LEAL,
Edvalda A. Visita técnica: uma viagem pela teoria-prática-ensino-aprendizagem.
In: LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula: como
envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de
aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017, p. 15-19 (capítulo 2).
LEAL, Edvalda; MEDEIROS,
Cintia R.; FERREIRA, Layne V. O uso do método de caso de ensino na educação na
área de negócios. In: LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia
P. Revolucionando a sala de aula: como
envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de
aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017, p. 94-104 (capítulo 8).
SOARES, Mara A. et al.
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL):
podemos contar com essa alternativa? In: LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto
J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a
sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de
metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017, p. 105-124
(capítulo 9).
MEDEIROS, Cintia R.; QUEIROZ,
Zandra C. Encenando o ambiente de negócios: a representação teatral como
técnica pedagógica. In: LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA,
Silvia P. Revolucionando a sala de aula:
como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de
aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017, p. 141-152 (capítulo 11).
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MERCADO, Luis P. Sequências didáticas envolvendo exploração da realidade: estudo do meio nas aulas de Educação Física. Porto Alegre: PUCRS, 2018. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/254.pdf
KLAFKE, Guilherme F.;
FEFERBAUM, Marina. Metodologias ativas
em Direito: guia prático para o ensino jurídico participativo e inovador.
São Paulo: Atlas, 2020 (capítulo 4, p.75-175).
SILVA, Sidnei et al. Aprendizagem
cooperativa no ensino superior: contribuições da Team-Based-Learning (TBL) In: NOGUEIRA,
Daniel R.; LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula 2: novas
metodologias ainda mais ativas. São Paulo: Atlas, 2020, p. 53-76 (capítulo 2).
NASU, Vitor H. Gamificação e jogos para
educação. In: NOGUEIRA, Daniel R.; LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.;
CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a
sala de aula 2: novas metodologias ainda mais ativas. São Paulo: Atlas,
2020, p. 129-149 (capítulo 6).
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuine. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o
aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORAN,
José M. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma
ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.
SILVA,
Alexandre J. Guia prático de
metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e
comunicação. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/handle/1/42956
BARBOSA,
Rita C.; ANDRADE, Vivian G. Educação e
novas tecnologias. João Pessoa:UFPB, 2020. Disponível em: https://online.pubhtml5.com/vced/fqmp/#p=1
Webinários
– Grupos
Material
das estratégias didáticas disponibilizado no padlet da disciplina (https://padlet.com/luispaulomercado/estrategiasdidaticastic) e através de pesquisa webgráfica, ampliando os estudos acerca das
possibilidades de uso das estratégias didáticas nas aulas do ensino superior.
EDTICES 1 – Aprendizagem
Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning – André, Lídia e Patricia.
EDTICES 2 – Aprendizagem
com Dramatização – Adriana, Joyce, Otávio e Wagner.
EDTICES 3 – Aprendizagem
baseada em Games -
Lilian e Paula.
EDTICES 4 – Aprendizagem
Baseada em Times (STEAM) – Jamile, Luiz Cláudio e Ritaciro.
EDTICES 5 – Aprendizagem
com Simulações e Experimentos em Laboratórios Virtuais – Jonatha, Mayara e Valdick
EDTICES 6 – Aprendizagem
Baseada na Prática – Estudo do Meio - Helena, Ludmilla e Raquel.
EDTICES 7 – Aprendizagem
Baseada em Projeto -
José Fábio e Nancy.
EDTICES 8 – Aprendizagem
com Casos -
Isis, Lorrany e Rafaelle.
Sites para a pesquisa webgráfica:
Scielo
- http://www.scielo.br/
Oasis
- http://oasisbr.ibict.br
Educa –
FCC - http://educa.fcc.org.br/
Periódicos
Capes - http://www-periodicos-capes-gov-br.ez9.periodicos.capes.gov.br/
Organização
das leitura dos materiais selecionados, cada grupo construirá uma apresentação
no Prezzi com 12 a 20 slides, vídeos ou outros recursos, abordando os seguintes
aspectos:
a)
Características da estratégia didática;
b)
Fundamentos teóricos da aprendizagem utilizando a estratégia didática estudada;
c)
Vantagens e desvantagens em utilizar a estratégia no ensino superior;
d) Uso de
TDIC na estratégia em disciplinas do ensino superior;
e)
Proposta de utilização da estratégia: plano de aula para cada componente
curricular proposto pelos componentes do grupo (conforme plano disponibilizado
no ebook 1).
Estrutura do Plano de Aula
Titulo da aula - objetivo, claro e relacionado
diretamente com o conteúdo ou com o tema a ser trabalhado.
Objetivos da aula - o que o estudante poderá aprender com esta
aula. Indica claramente o que é esperado do estudante: quais mudanças esperamos
que aconteçam a partir da aula. Indicam um comportamento passível de avaliação.
Os objetivos devem ser discriminados quanto ao desenvolvimento conceitual (aquisição
do conhecimento), procedimental (desenvolvimento de habilidades e a aplicação
do aprendizado pelo estudante em sua atuação profissional) ou atitudinal
(aquisição de valores, atitudes e comportamentos a ser observado na atuação
profissional).
Conteúdos - listar
os saberes envolvidos na aula.
Momentos da aula - estratégias
didáticas e recursos
Avaliação - diagnóstica, formativa ou somativa. Discriminar,
com base nos objetivos estabelecidos para a aula, as atividades e os critérios
adotados para correção.
Bibliografia -
bibliografia consultada para o planejamento da aula.
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