1) Título/Tema
da sequência didática;
2) Objetivos;
3) Aplicativo
escolhido;
4) Caracterização
do aplicativo escolhido;
5) Atividade(s)
que será(ão) realizada(s) com o
aplicativo escolhido;
6) Avaliação
da sequência didática.
CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/noticias/app_para_dispositivos_moveis.pdf
Story Jumper – escrita colaborativa (p.21-34).
Stop Motion e Storyteling – vídeos
e animações (p.35-46).
EdPuzzle – vídeos e
quizzes (p.47-59).
Jdda EzRobot – robótica
(p.61-68).
Tempoly
- jogo (p.69-80).
Classroom Screen, Super Teacher Tools, Mentimer e Tinycards - elementos dos jogos (p.85-105).
Escape Room Educativo - criação de atividades desafiadoras (p.
107-115).
Tricider – debate de
idéias colaborativas (p.117-125).
Jogos de tabuleiro - (p.127-140).
SALES, Mary V. (org). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/32178/1/Tecnologias%20digitais%2c%20redes%20e%20educacao-RI.pdf
Plickers – aplicativo
para avaliação (p.119-123).
Active Expression 2 e Active Inspire –avaliação (p.123-127).
Edmodo – avaliação (p.127-129).
PORTO, Cristiane M.; SANTOS, Edmea (orgs). APP-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32168
MIT App Inventor – desenvolvimento
de aplicativos (p.111-132).
Whatsapp – vídeos e animações (p.221-240).
Padlet –
fóruns online, mural
colaborativo (p.241-254).
Nearpod
– apresentações
interativas (p.255-270).
EdPuzzle – vídeos
(p.389-408).
COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa. App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: Edufba, 2016, disponivel em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/30756/1/app_learning_repositorio.pdf
Snapchat – mensagens
autodestrutivas (p.23-38).
Aurasma
– gamificação
(p.75-92).
Evernote – diário
hipertextual (p.93-108).
Whatsapp – comunicação
e formação (p.109-126/227-244).
MAR – realidade aumentada (p.127-144).
Nearpod, WeLearnedit, Smashing, Studyblue, Edcreations - aplicativos para a aprendizagem com
projetos (p.163-178).
Socrative – interação
por pares (p.179-198).
Hand Talk - Libras
(p.199-210).
R Code
- (p.211-226).
Quizlet
– aula remota
interativa (p.9, 37-43).
Kahoot
– avaliação (p.10,
77-84).
Criação de podcast (p.24-26).
OBS Studio – gravador de
telas (p.27-32).
Anchor -
edição (p.44-45).
Socrative – sala de aula
personalizada (p.46-58).
Powtoon
– vídeos didáticos
animados (p.59-62).
Instagram
– comunicação instantânea (p.85-86).
MALAGGI, Vitor; MARCON, Karina; RIPA, Roselaine. Tecnologias digitais de rede na educação infantil: usos e potencialidades pedagógicas. Florianópolis: CEAD/UDESC/UAB, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1iAW73h3QWf1vzZUkxcbONIj26WAUvaQJ/view?fbclid=IwAR1dDCMT1RNjsZnJZEjRd9Hl7Bg-yFFup6vSw5DEFSxv7ycS4swRKYObatU
Story Jumper – livros
digitais (p.13-20).
Canva –
design/infográficos
(p.21-32).
Padlet –
murais digitais (p.33-42).
Voki - avatares (p.43-48).
Thinglink – imagens e
vídeos interativos (p.49-60).
Animaker – vídeos
animados (p.61-72).
Storybird – história e
poemas visuais (p.73-84).
Google Drawings - desenhos (p.85-94).
Outros Aplicativos (pesquisar na internet)
Book Creator – criação de linhas digitais.
Bubbl.us – mapas
mentais.
Buncee
– criação de
conteúdos interativos.
Cacco – mapas/diagramas.
Classcraft – trilha de
aprendizagem gamificada.
Coggle –
mapas mentais.
Cospaces Edu – experiência
em realidade virtual 3D.
Creately – infográficos.
Diigo
– pesquisa online colaborativa.
eTwinning
– plataforma de trabalho colaborativo.
Explain Everything – quadro
interativo colaborativo.
Flipgrid – interações
em vídeos.
Genial.Iy
– apresentações, infográficos.
Glogster – posteres
digitais.
Google Earth –
geolocalização.
Google site – portfólios
digitais.
Jamboard – interação
na turma.
Joomag –
criação de apresentação digital.
Just a Line – experimento
de realidade aumenta.
Litemap - mapas
argumentativos online.
Lucidchart – organizadores
gráficos.
Mahara
– portfólio digital.
Mindmap –
mapas conceituais interativos.
Miro –
quadro branco
interativo.
Mystorybook – criação de
histórias.
Penzu
– diário online.
Piktochart –
infográficos.
Pixton
– histórias em
quadrinhos online.
Quizizz – elaboração de questionários.
Quizlip – perguntas e
respostas.
Rubric Maker – rubricas educacionais (avaliação).
Seesaw –
portfólio digital.
Smoore – boletim de
notícias.
Spotlights Stories – narrativas
imersivas.
Squigi –
criação de conteúdos com animações.
Stop Motion Studio – filmes
animados.
Storyboart That – histórias
em quadrinhos ou narrativas digitais.
Storybird – criação de
histórias.
Sutori
– histórias
interativas narradas.
Tagxedo Creator – nuvem
de palavras.
Tik Tok
– linha do tempo.
Toontastic – criação de
desenhos animados.
Tour Creator – tours de
realidade virtual.
Trello
– quadro de
atividades.
Venngage – projetos
gráficos.
Wakelet – escrita
colaborativa.
Wix – criação e
edição de sites.
Wordart – nuvens de palavras.
World Clouds – nuvem de
palavras.
Writing Prompts – escrita criativa.
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