Apresentação do tema
TDIC na docência do ensino superior em ambientes informatizados, híbridos e
online, com objetivo de identificar diferentes tipos e conhecer as
possibilidades educativas oferecidas pelas TDIC no ensino superior. Nesta aula
serão abordados os seguintes temas: TDIC na educação: ferramentas motivadoras
de aprendizagem; incorporação das TDIC no currículo e na prática pedagógica;
espaços da docência universitária com TDIC: aulas presenciais, híbridas e
online; papéis desempenhados pelos professores e estudantes no uso das TDIC;
possibilidades e uso das TDIC no ensino superior.
Leituras
indicadas:
SANTOS, Vera L.; COSTA, Thereza C.; COSTA, Cleide J. Sala de aula híbrida: uma perspectiva pedagógica renovada na formação continuada de professores da UFAL. Anais... SIED e EnPED, 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1641/843
VALENTE, José A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a
proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista,
Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR, Disponível
em: http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução a Teoria dos Híbridos. Disponível em: http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf
CABERO
ALMENARA, Julio. Tecnologías de la información y comunicación y la formación
inicial de los docentes. Modelos y competências digitales. Profesorado: revista de curriculum y formación del profesorado, vol
23, n. 3, julio-septiembre, 2019. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/74491
BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane. Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7644&dd99=view&dd98=pb
OTA,
Marcos A,; DIAS-TRINDADE, Sara. Ambientes digitais de aprendizagem e
competências digitais: conhecer o presente para agir num futuro pós-covid. Interfaces científicas – Educação,
número temático, vol. 10, n. 1, 2020, p. 212-226. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9273
ASTUDILLO,
Mario V.; MARTÍN-GARCIA, Antonio V. Teoria da Atividade: fundamento para estudo
e desenho do blended learning. Cad. Pesquisa, São Paulo, v.50, n. 176,
p. 515-533, abr/jun 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v50n176/1980-5314-cp-50-176-515.pdf
BACKES,
Luciana; CHITOLINA, Renati F.; CARNEIRO, Eduardo L. O processo de aprendizagem
na educação online para a configuração do espaço híbrido. Interfaces na Educação, Paranaiba, v.11, n.32, p. 542-570, 2020.
Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4450
SCHLEMMER,
Eliane; MORGADO, Leonel; MOREIRA, José A. Educação e transformação digital: o
habitar do ensino e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de
inovação. Interfaces na Educação,
Paranaiba, v.11, n.32, p. 764-790, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4029
As leituras abaixo abordam o contexto da educação digital e as possibilidades curriculares da utilização dos recursos e interfaces das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação, que requerem mudanças nas instituições de ensino superior, na postura e prática dos professore, que vai desde a sua concepção de aprendizagem, passando pela formação docente, até a adaptação dos seus conceitos as novas formas de aprender ensinar.
Em Aberto v. 28, n. 94 (2015) -
Movimentos Colaborativos, Tecnologias Digitais e Educação http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/196
Em Aberto v. 21, n. 79 (2008) - Integração de Mídias nos
Espaços de Aprendizagem http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/251
Revista Edapeci v. 15, n. 1 (2015) - Metodologia do Ensino Superior
com TIC. http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/issue/view/ed19
Nenhum comentário:
Postar um comentário