O docente universitário está inserido num cenário com inúmeras possibilidades de atuação,
fundadas na titulação, experiência (expertise), produção científica
reconhecida pelos pares, meritocracia e oportunidades.
As principais atividades
desenvolvidas pelo docente universitário são: divulgação científica, produção científica, produções técnicas, gestão acadêmica/universitária, orientação e supervisão de estudantes, participação em bancas e comissões julgadoras, pesquisa e formação de pesquisadores, business, relações institucionais, docência, atividades técnicas e serviços, atividades de extensão, participação de bancas e comissões julgadoras, cidadania acadêmica, avaliação institucional.
1. Pesquise materiais sobre o tema
destinado a cada dupla.
2. Convide um docente universitário e
realize uma entrevista com ele utilizando uma das seguintes ferramentas: Instagram, Facebook, Whatszapp, Telegram, Twitter ou em vídeo. Roteiro da entrevista:
(1) Quem será entrevistado; (2) Ferramenta de comunicação a ser utilizada; (3) 3 a 5 Perguntas elaboradas pelos entrevistadores, referentes a atuação no ensino
superior no tipo de atuação designado a cada grupo. Poste o resultado no grupo da disciplina.
Grupo | Pesquisa |
Isis Otávio Valdick | Gestão Acadêmica/Universitária: exercício de cargos administrativos e de representação, participação em Conselhos e Colegiados, comissões diversas. Mobilização de subordinados e pares rumo aos objetivos grupais e organizacionais; domínio de processos administrativos e burocráticos em nível meso macro organizacional. Componentes principais: cognitivo, comportamental, ético e político. Gestão de equipes de projetos com alta escala de atendimento (formadores, pesquisadores, monitores e técnicos). |
Helena Lídia Vagner | Orientações e supervisões de estudantes: trabalhos de conclusão de cursos (TCC), iniciação científica (PIBIC), iniciação a docência (PIBID), iniciação tecnológica (PIBIT), bolsas diversas para graduação, monografias (especialização), dissertação (mestrado), tese (doutorado), relatórios de pós-doutorado. |
Jonatha Nancy Paula
| Produções técnicas: assessorias, consultorias, construção de softwares, elaboração de produtos tecnológicos, processos e técnicas, ministração de cursos de curta duração, desenvolvimento de material didático ou instrucional, editoração, manutenção de obra artística, participação em entrevistas e programas de televisão, elaboração de relatórios técnicos de pesquisa, criação, manutenção e elaboração de conteúdos em redes sociais, websites e blogs, organização de eventos, congressos, exposições e feiras. |
Lilian Lorrany Mayara | Produção científica: coordenação de grupos de pesquisa, escrita e revisão de artigos para publicação em periódicos, livros e capítulos, matérias jornalísticas (entrevistas) trabalhos apresentados e publicados em anais de congressos, traduções, elaboração de apresentação de obras (prefácio, posfácio), avaliação ad-hoc. |
Andre Raquel Ritaciro | Divulgação científica: membro de corpo editorial, avaliador de periódicos, trabalhos de congressos, editor e revisor de periódicos. |
Fabrício Ludmilla Patrícia | Avaliação institucional: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso, credenciamento Institucional de IES, credenciamento e renovação de credenciamento de EaD, Avaliação de polos de EaD. |
Adriana Jamile Rafaelle | Participação de Bancas e Comissões Julgadoras: avaliação de trabalhos acadêmicos, concursos de professores, elaboração de provas, elaboração de conteúdos para concursos, Comitês de avaliação de Fomento a Pesquisa (FINEP, CAPES, CNPQ, FAPEAL). |
Adalberto José Fábio Joyce Luiz C. | Pesquisa e Formação de Pós-Graduandos: domínio de abordagens, métodos e técnicas de pesquisa; respeito ao objeto de pesquisa. componentes principais: cognitivo, funcional, comportamental e ético. Conduz pesquisas regularmente. Apresenta trabalhos em eventos profissionais acadêmicos. Orienta projetos de pesquisa de pós-graduandos. |
Business- busca de financiamentos, negociação de projetos e convênios, assessorias, participação em diversas instancias e entidades cientificas.
Relações institucionais: representar a IES; criação e manutenção de rede de relações com outras instituições. Representação na própria e nas inúmeras áreas em que é exigida até a criação e a manutenção de uma ampla rede de relações com outras IES, empresas e instituições, buscando reforçar o caráter técnico e prática da formação e em alguns casos, seu caráter internacional.
Docência: domínio da cena na sala de aula presencial e virtual – tradução dos conteúdos para a linguagem e conteúdos dos alunos. Componentes principais: cognitivo e funcional. Pesquisa abordagens inovadoras de ensino. Prepara materiais didáticos. Desenvolve e ensina novos cursos.
Atividades Técnicas e serviços: coordena eventos, conduz estudos para agências de fomento. Fornece testemunha expert. Contribui para aplicações tecnológicas ao campo.
Extensão: formação da aproximação da IES em relação à sociedade, focalizada nas ações extensionistas; mobilização de sujeitos. Componentes principais: funcional, comportamental e ético.
Cidadania Acadêmica: participa em reunião de pares (peer review). É ativo em organizações profissionais ou baseada em disciplinas. Exerce papel importante na revisão curricular da sua unidade acadêmica. Conduz estudos para resolver problemas departamentais.
Sugestões
de Perguntas
Divulgação
científica
1.
Como é a produção de artigos científicos? Quantas produções por ano são
exigidas pela IES?
2.
Porque é exigido do docente universitário escrever livros e artigos
científicos?
3.
Quais os principais desafios no percurso da publicação de um livro?
4.
Quantos artigos o(a) senhor(a) consegue produzir em um ano e em que Qualis Cpes
eles se enquadram?
5.
Tudo que é produzido na Academia pode ser chamado de produção científica?
6.
Quais os principais desafios que o docente do ensino superior enfrenta quanto à
produção e divulgação científica?
7.
Qual a sua avaliação sobre a produção e divulgação científica feita pelas IES?
8.
O que o(a) senhor(a) considera na avaliação de um artigo científico?
9.
Como é o processo de revisão de artigos científicos? Quanto tempo é necessário
para esta atividade?
10.
A avaliação de artigos para periódicos requer um maior compromisso ético no
trabalho que está sendo realizado?
11.
Ser parecerista é uma oportunidade para amadurecer mais como pesquisador?
Produção
científica
1.
Como a pesquisa pode melhorar o desempenho do estudante?
2.
Como o(a) senhor(a) se tornou pesquisador?
3.
Que dificuldades enfrenta na realização de uma pesquisa?
4.
Como administra cenários adversos na pesquisa?
5.
Como administra o trabalho em projetos de pesquisas simultâneos?
6.
Quais entraves enfrenta como pesquisador?
7.
Que atividades realiza na Coordenação de Grupo de Pesquisa?
8.
As pesquisas realizadas atendem ou se distanciam da Sociedade?
9.
Um dos requisitos fundamentais e inerentes à Universidade é a pesquisa. Como
o(a) senhor(a), na função de docente administra essa necessária obrigação?
10.
Existe algum número recomendado de pesquisas a serem desenvolvidas pelo
docente? Quantas pesquisas devem ser realizadas para suprir a necessidade
imposta pela instituição em relação ao tempo estipulado?
11.
Como o (a) senhor (a) consegue estabelecer em seus estudantes a noção de
autonomia necessária à prática da pesquisa?
12.
O(a) senhor(a) elencaria a pesquisa como aspecto crucial na formação da
identidade do cocente? Porque?
13.
O(a) senhor(a) costuma investir em novas metodologias no desenvolvimento de
suas pesquisas ou foca apenas um modelo metodológico que julga mais coerente e
adequado?
14.
Como o(a) senhor(a) consegue organizar o grupo de pesquisa dentro da carga
horária como docente?
Gestão
Acadêmica Universitária
1.
Quais atividades executa como Coordenador de Curso? Para exercê-las, cite as
competências, habilidades e conhecimentos que foram adquiridos ao longo do seu
percurso como gestor?
2.
De que forma a docência contribui na execução das atividades como gestor?
3.
O(a) senhor(a) considera que existem competências essenciais específicas para
auxiliar os docentes no desempenho de atividades de gestão universitária?
Quais?
4.
Qual a importância da gestão universitária para a docência e para o discente?
5.
O docente universitário está inserido num cenário com inúmeras possibilidades
de atuação e muitas dessas atividades não são visualizadas, discutidas e
computadas na carga horária do trabalho docente. Quais as principais atividades
desenvolvidas pelo docente universitário e desafios que enfrenta na atividade
profissional?
6.
Como o(a) senhor(a) ingressou na Coordenação do Curso?
7.
O(a) senhor(a) teve alguma preparação/formação para atuar na Coordenação de
Curso?
8.
Qual é a sua forma de gestão?
9.
Qual é o nível de autonomia na sua gestão?
10.
Recebe algum recurso financeiro? Como são aplicados? Qual controle é feito?
11.
Quais os principais desafios na Coordenação Acadêmica de Curso ou em outros
cargos de gestão?
12.
Como o(a) senhor(a) se vê diante de novas competências que lhe são atribuídas
pelo exercício da Coordenação?
13.
Como conciliar as atividades de gestão com as de docente?
14.
Diante de tantas tarefas além das que já são próprias do exercício da função
docente, quais dificuldades percebe nas atividades de gestão acadêmica?
15.
Quais as competência necessárias para o docente atuar em cargos
administrativos?
16.
As funções administrativas agregadas ao exercício docente no ensino superior
tornam a atuação mais complexa. Por que?.
Orientações
e supervisões
1.
Quanto teve seu primeiro orientando, recebeu alguma formação da Coordenação do
Curso ou da instituição?
2.
No que se baseia para desenvolver a orientação de estudantes?
3.
Qual sua experiência de orientação de TCC, monografias de especialização,
dissertações de mestrado e teses de doutorado?
4.
Qual o processo de orientação e supervisão do docente exercida ao estudante?
Até onde o docente pode executar sua orientação?
5.
Um dos principais papéis do docente universitário, além do ensino e pesquisa, é
a orientação de estudantes, desde a graduação até o doutorado. Neste contexto,
qual foi a sua principal impressão ao voltar ao meio acadêmico não mais como
orientando (estudante), mas como orientador de estudantes?
6.
Quais são as principais dificuldades enfrentadas durante o processo de
orientação? Como as enfrenta?
Participação
de Bancas e Comissões Julgadoras
1.
Como o(a) senhor(a) avalia um docente universitário na prova didática do
concurso público?
2.
Decidir, julgar um processo, avaliar, emitir opinião, formular um juízo, entre
outros, fazem parte da Comissão Julgadora. Qual seu papel diante desse
julgamento? Como ele é constituído e quais dificuldades numa participação em
banca de concurso?
3.
Qual a importância pessoal e/ou profissional da participação do docente
universitário em bancas de concursos públicos?
Avaliação
institucional
1.
Quais as principais dificuldades que um docente universitário enfrenta como
avaliador institucional e de cursos?
2.
O(a) senhor(a) já participou de alguma avaliação institucional? Quais são os
erros mais recorrentes encontrados no processo de autorização e reconhecimento
das IES e de cursos?
3.
Quais os requisitos para ser avaliador institucional do INEP?
4.
Que atividades o avaliador institucional realiza no seu trabalho?
5.
Quanto tempo um docente do ensino superior pode permanecer como avaliador
institucional do INEP?
6.
O INEP oferece capacitação aos avaliadores institucionais e de cursos?
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