Sistematize as leituras de referência trabalhadas no grupo, utilizando o recurso do mapa conceitual - ferramentas visuais que objetivam organizar e representar o conhecimento - focando o tema O Docente do Ensino Superior, abordando: identidade, formação, competências e habilidades frente a era digital.
Construa um mapa conceitual, a partir das leituras, debates em sala de aula e das categorias:
a. Ser docente do ensino superior
b. Construção da identidade do docente do ensino superior
c. Formação necessária ao docente do ensino superior
d. Saberes necessários ao docente, além do conhecimento específico da disciplina.
e. Atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e representação/consultorias institucionais inerentes ao trabalho do docente do ensino superior.
f. Caracterização do docente-pesquisador e pesquisador-docente no Cenário da Educação Superior.
Ferramentas para elaboração de mapas conceituais:
Cmap Tools – http://cmap.ihmc.us/
Coggle – https://coggle.it/
Creatily – http://creately.com
Edraw Mind Map – https://www.edrawsoft.com/freemind.php
Gliffy – www.gliffy.com
ImindMap – http://www.thinkbuzan.com/es
Mind42 – http://mind42.com
Mindmanager – http://mindjet.com/products/mindmanager
Mindmeister – http://www.mindmeister.com
Mindmup – http://www.mindmup.com
Mindnode - https://mindnode.com/
Mindomo – http://www.mindomo.com
Popplet – http://popplet.com/
Stormbioard – www.stormboard.com
Wisemapping – www.wisemapping.com
XMind - https://www.xmind.net/
Leituras complementares:
MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente In: MASETTO, Marcos T. (org). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
PIMENTA, Selma G. A profissão professor universitário: processo de construção da identidade docente. In: CUNHA, Maria I. et al (org). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009, p. 33-55.
RAMOS, Katia M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010, p. 19-59.
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