sábado, 12 de dezembro de 2020

Avaliação do Percurso da Aprendizagem com TC





Avalie nos comentários o Percurso de Aprendizagem na disciplina Metodologia do Ensino Superior com TIC, enfocando os seguintes aspectos:
a) Importância das TIC na prática docente;
b) Possibilidades vislumbradas do uso das TIC nas aulas híbridas e online;
c) Experiência da aprendizagem nas aulas de Metodologia do Ensino utilizando TIC  no formato totalmente online; 
d) O que preciso melhorar na minha aprendizagem utilizando TIC?;
e) Metodologia utilizada pelo docente da disciplina; 
f) Sugestões para melhoria da disciplina em futuras ofertas.


22 comentários:

  1. A disciplina Metodologia do Ensino Superior com TIC trouxe significativas contribuições para a minha prática docente. Poderia resumir esta disciplina em: gratidão, superação, aprendizagem e aplicação prática. Uma disciplina que proporcionou o conhecimento de forma aprofundada e diversificada das TIC, a qual é de suma importância no âmbito da docência, de modo que em tempos de pandemia, ficou marcante essa necessidade, assim como as diferentes possibilidades de interação e aprendizagem que as TIC apresentam. A experiência nesta disciplina foi extraordinária pelo fato de que pude vivenciar a aplicação deste aprendizado na minha prática docente, de maneira que foi apresentado diferentes ferramentas, as quais eu não conhecia e assim apliquei com minhas turmas, bem como pude mostrar possibilidades para os alunos de ferramentas que eles pudessem usar na educação infantil, por exemplo, o que pude potencializar a experimentação. O que preciso melhorar é buscar atualização, pois as ferramentas tecnológicas estão sempre em atualização e a prática, pois praticando podemos observar a realidade. A metodologia utilizada pelo docente da disciplina, na minha opinião foi bastante assertiva, pois contemplou o objetivo da disciplina, a qual trouxe diferentes abordagens e formas de interação mediadas pelas TIC. Não tenho sugestões de melhoria, pois particularmente aprendi muito, foi bastante proveitoso, pois vi a aplicação real do que foi elencado na aula, só tenho a agradecer e a elogiar o professor Luís Paulo pela excelente condução da disciplina.

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  2. As TIC têm fundamental importância na prática docente na medida em que elas auxiliam no processo ensino-aprendizagem levando a um protagonismo do aluno e a realização de atividades mais participativas e colaborativas. Quando bem empregadas elas conseguem aproximar mais alunos e professores no engajamento dos estudos, na realização de atividades mais significativas e emocionantes, prendendo mais a atenção do aluno, levando consequentemente a uma apropriação maior dos conteúdos trabalhados. Para o professor, vejo com entusiasmo o uso das TIC pois torna o trabalho docente engajador e acompanha o desenvolvimento tecnológico necessário principalmente em tempos de pandemia, ensino remoto, ensino híbrido. As possibilidades vislumbradas do uso das TIC nas aulas híbridas e online são inúmeras. Fiquei realmente encantada como a tecnologia. As ferramentas tecnológicas quando bem aplicadas podem nos ajudar enormemente no processo ensino-aprendizagem, principalmente no cenário atual de pandemia e ensino online. Com certeza no ensino híbrido também serão muitas possibilidades possíveis para otimizar o tempo e o aprendizado dos alunos. Podemos nos utilizar de várias estratégias como as vistas na disciplina, desde estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas, games, laboratórios virtuais, enfim, uma gama de ações parta desenvolver nossas aulas, deixando-as mais dinâmicas, participativas e colaborativas. A minha experiência foi maravilhosa nas aulas dessa disciplina. No início não sabia como seria o resultado por ser totalmente online. Também fiquei apreensiva no primeiro dia com o conteúdo, atividades mostradas para a turma, justamente por ainda estar em processo de conhecimento desse mundo das TDIC, mas no decorrer da disciplina tudo foi fluindo muito bem. Precisou de muita leitura, de muito trabalho é claro, mas a cada tarefa, cada avanço era uma vitória para mim pois me senti capaz de realizar as atividades e aprender mais e mais sobre esse universo online. Consegui aprender muita coisa interessante e que já apliquei em minhas aulas e com isso vi que preciso melhorar ainda na utilização das TIC no que diz respeito a cada ferramenta em si para que não dê problema na hora da aula, adequar a ferramenta aos objetivos da aula ou da sequência didática. Já melhorei bastante pois antes achava que era só utilizar alguma ferramenta tecnológica que a aula já seria diferente e vi que não é bem assim, tem que ter toda uma finalidade e preparação para que a ferramenta se adeque ao seu objetivo e tenha o resultado esperado que é a aprendizagem. As ferramentas tecnológicas não são enfeites ou meros acessórios das aulas, são meios que podemos utilizar para otimizar nossas aulas devendo serem utilizadas de forma adequada para que possa ajudar realmente. Achei excelente a metodologia utilizada na disciplina. Tudo muito organizado, muitos materiais relevantes para cada temática trabalhada. As atividades foram maravilhosas, instigantes, levando à superação a cada atividade realizada. Enfatizo a realização das atividades em grupo onde conseguimos fazer tudo colaborativamente, discutindo, debatendo, aprendendo com o colega coisas novas. Simplesmente adorei, aprendi demais. Não tenho sugestões porque achei tudo muito bem feito já. O que poderia falar seria apenas que a disciplina tivesse mais tempo para que pudesse ser visto mais assuntos ainda. Deixo então meu agradecimento ao professor pela brilhante condução da disciplina e um abraço aos colegas com quem dividi muito conhecimento e aprendizado. Gratidão!

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  3. O percurso da disciplina Metodologia do ensino superior com TIC possibilitou diversas contribuições para a formação dos que cursaram a disciplina. Como importância de incorporar as TIC na prática docente, destaco a necessidade de entender essa incorporação como uma competência do docente, visto que, o público com o qual ele lidará, já faz uso de recursos tecnológicos considerados comuns, daí a necessidade de ter domínio sobre as TIC. Para além dessa competência, incorporar as TIC na prática docente, possibilita criar diferentes experiências de aprendizagem, de forma que, se uma experiência não dá certo, o docente tem outras possibilidades de uso da ferramenta tecnológica. Em um contexto de adoção do ensino híbrido, as TIC funciona desde o caminho de conexão entre professor e estudante, estudante e estudante, onde ocorre interação e interação gera aprendizagem, até a mescla entre o presencial e o on-line, característica do ensino híbrido, ou seja, podendo gerar diferentes possibilidades para promover experiências de aprendizagem. A disciplina teve essa característica de promover diferentes experiências de aprendizagem, o que se configurou como um aspecto positivo, colocando os cursistas da disciplina frente a essas experiências que geraram um ganho na formação docente, as metodologias e estratégias desenvolvidas ao longo da disciplina foram o diferencial, o que gerou ideias para incorporá-las na prática docente. Pessoalmente, a disciplina me motivou a sempre estar me atualizando com relação as TIC, visto que elas se atualizam em uma rápida velocidade ou até mesmo se tornam obsoletas, e a procurar novas ferramentas, novos softwares que posso fazer uso. A metodologia utilizada pelo professor foi um divisor de águas, a relação entre os cursistas e o professor foi de mesma igualdade, horizontal, onde os estudantes assumiram até mesmo o papel de conduzir a aula em determinados momentos, onde os saberes se complementavam, até mesmo pela heterogeneidade da turma, visto que, os cursistas eram de diferentes áreas. Como sugestões para melhoria da disciplina em uma próxima oferta, penso na demonstração do diferencial que a incorporação das TIC gera para o docente quando se trata de mercado de trabalho. Por fim, a disciplina atingiu com excelência as minhas expectativas. Gratidão turma. Gratidão Prof. Luís Paulo.

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  4. As TIC são de fundamental importância para a inovação da prática docente conduzindo a uma aprendizagem significativa em que o ambiente escolar, seja ele virtual ou presencial, fica mais interessante devido as diferentes técnicas/metodologia de ensino que podem ser utilizadas levando assim o aluno a uma aprendizagem prazerosa e dinâmica em que ele aprende a partir de suas vivências, experiências, atividades em grupos, etc. O aluno torna-se o protagonista do processo ensino aprendizagem.
    Na atual, situação que estamos vivendo a forma de ensinar, de ministrar as aulas que teve que passar por grande mudanças com o uso de tecnologias e assim diversas possibilidades de uso das TIC nas aulas híbridas e online podem ser vislumbradas nas mais diferentes áreas do conhecimento, o que podemos observar nos Webinários que ocorreram durante a disciplina: uso da aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em times, Aprendizagem com Dramatização, aprendizagem baseada em games, entre outras. Além disso existem inúmeras ferramentas disponíveis para serem utilizadas com o intuito de dinamizar as aulas e melhor condução das aulas com o uso das TIC.
    O formato online da disciplina Metodologia do Ensino utilizando TIC foi uma experiência maravilhosa, de grande aprendizagem, o que talvez se tivesse sido presencial eu não tivesse tempo para aproveitar tanto quanto no formato online. As aulas foram interativas, com trabalhos que me levaram a aprender e ampliar minha visão para uso das TIC. No inicio, acho que como a grande maioria da turma, levei um susto pela quantidade de atividades, pensei ‘meu Deus, será que vou dar conta? Será que vou conseguir chegar até o final da disciplina, não irei desistir?’ Mas a forma como a disciplina foi conduzida foi me acalmando e tornou a disciplina “leve” e participativa, pude interagir com diferentes colegas e aprender mais nas interações para elaboração dos trabalhos.
    Contudo, como não tive oportunidade de até agora aplicar na prática o que aprendido sei que no momento de utilizar precisarei a cada aula melhorar minha aprendizagem, de antemão preciso melhorar no uso de aplicativos.
    A metodologia utilizada na disciplina foi excelente, todo o conteúdo foi organizado de forma que contribuiu para uma aprendizagem significativa com uso de conteúdos atuais, diferentes atividades possibilitando a superação de dificuldades para o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
    A única sugestão que tenho para a disciplina é que sua carga horária seja aumentada para que os alunos tenham mais tempo para o desenvolvimento das atividades e que mais ferramentas sejam exploradas. Reitero que a disciplina foi ótima, o Professor soube conduzir a disciplina perfeitamente, sempre preocupado com os alunos, em saber se estávamos bem, aberto a diálogos, corrigindo os trabalhos individuais e dando feedbacks para melhoria destes. Obrigada professor pelo conhecimento repassado.

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  5. Analisando o meu percurso na disciplina MESTIC pude perceber alguns aspectos importantes no que diz respeito à formação docente de modo geral, ao uso das TIC e à minha área de ensino, língua Inglesa. Em primeiro lugar, em tempos de pandemia, ficou mais que provado sobre a importância de inserir tecnologias na prática docente. Nesse sentido, me refiro não somente ao manuseio técnico, indispensável na profissão docente, mas, sobretudo, o uso didático dessas ferramentas nas diversas áreas do conhecimento. Em seguida, há décadas, percebemos uma discussão sobre a inserção de TIC no ambiente escolar, mesmo assim, muitos professores resistiam ao uso de tecnologias na sala de aula. No entanto, com a pandemia essa realidade se tornou obrigatória. Dessa forma, aqueles que já utilizavam tecnologias em sala de aula puderam abraçar com mais tranquilidade as propostas de aulas remotas. Já os professores que resistiam ao uso de tecnologias em sala de aula, perceberam a sua importância e a necessidade de desenvolver um conhecimento técnico e pedagógico quanto ao uso de TIC em aulas online, presenciais e hibridas. Creio que as consequências desse “choque de realidade” serão positivas, no sentido de mostrar que as tecnologia não são nossas inimigas, mas podem ser grandes aliadas na construção do conhecimento. Em se tratando da minha experiência com a metodologia da disciplina MESTIC no formato online, confesso que não tive grandes dificuldades pela minha familiaridade com a modalidade, embora tenha algumas características diferentes, já trabalhei como tutora e professora da EAD no curso de Letras da UFAL. Além disso, minha pesquisa de mestrado foi sobre formação de professores de Inglês e letramentos digitais. Assim, as aulas no formato de digital já faziam parte da minha rotina acadêmica. Apesar disso, algo que aprendi com a disciplina é que, em se tratando de tecnologias, há sempre o que aprender. Essa é uma área em que não importa o quanto você seja atualizado, sempre haverá algo novo que está sendo desenvolvido e pode substituir uma metodologia tradicional. Em relação à disciplina, fiquei muito feliz com o modo com ela foi conduzida, pois acredito que todos se sentiram protagonistas do processo de construção do conhecimento e acredito que essa é a principal lição que a disciplina e o professor nos trouxe: proporcionar ao aluno a capacidade de produzir/construir algo inédito, que faça sentido para ele e que possa ser utilizado na vida. Gratidão ao professor Luis Paulo pelas valiosas contribuições durante a disciplina.

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  6. A disciplina de Metodologia do Ensino Superior com TIC (MESTIC) possibilitou diferentes aprendizagens em relação à prática docente no ensino superior. Primeiramente, porque trouxe questionamentos a respeito do papel do docente no contexto do ensino superior e dos saberes didático-pedagógicos necessários dentro da prática docente. Além disso, a disciplina ocorreu em um período crítico de pandemia, o que ressaltou ainda mais a importância das tecnologias de informação e comunicação, principalmente como forma de viabilizar ainda mais a aprendizagem dentro de um contexto que exigiu a total adaptação para o ensino online. Posso afirmar com toda certeza que essa disciplina foi um marco dentro da minha formação. Depois de cursar a disciplina, trocar experiências com o professor e colegas, ouvir diferentes pontos de vista e executar várias atividades dentro do conteúdo, o meu olhar sobre a prática docente se transformou completamente. O uso das TICs no ensino superior é um desafio necessário diante das tendências globais. A docência híbrida e online exige novas competências, que devem ser aperfeiçoadas através de educação continuada. O professor não pode mais se omitir diante dos avanços nas TDICs e na imensidão de possibilidades envolvidas, e a disciplina abriu meus olhos para isso. Além disso, o formato de aulas online estimulou ainda mais o desenvolvimento de habilidades durante o percurso do curso, inclusive no professor, que aprendeu enquanto ensinava, e pôde experienciar novidades conosco. Sei que a MESTIC foi apenas um vislumbre do que é possível ser executado através das TDICs, e que o maior desafio a partir de agora é aplicar todo o conhecimento adquirido dentro da minha realidade e de forma prática. Mas me sinto muito mais preparada, principalmente devido a metodologia utilizada pelo Prof. Luis Paulo Mercado, que deu todo o suporte e demonstrou na prática o grande potencial das TDICs para contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Diante de tudo, a minha única sugestão é que tenha MESTIC 2, MESTIC 3... para que eu possa cursar todos! Rs. Agradeço muito a TODOS os meus colegas. Espero conhece-los pessoalmente LOGO e que possamos nos encontrar e comemorar esses meses tão especiais que passamos juntos, apesar de distantes.

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  7. A utilização das TDIC na minha prática docente tem causado um impacto significativo, no qual foi permitido explorar seu potencial no processo de ensino e aprendizagem, demonstrando a importância da sua integração nesse meio e consequentemente sua utilização de forma eficaz, provocando mudanças, não apenas na maneira como sua utilização são visualizadas e compreendidas, mas na própria abordagem favorecendo a construção de conhecimento. O uso das TDIC tem a possibilidade de tornar os indivíduos envolvidos comprometidos com o processo, de forma que possam se tornar centro do processo de aprendizagem, adicionando significado a esse conhecimento construído. E isso me remete a minha experiência com as aulas e TIC no formato online, pois, foi imprescindível não só para a forma como compreendia a utilização das tecnologias, mas comprovar por experiência própria que seu uso proporcionou autonomia e liberdade, desenvolvimento de habilidades, efetivação de interação com os demais, além de pessoas de outros meios culturais e sociais. E essa experiência demonstrou o quanto é necessário que eu possa explorar, cada vez mais, o que as TIC podem proporcionar, sem necessariamente estar em uma pandemia para acessá-las e conhece-las mais. A metodologia utilizada pelo docente me proporcionou a visualização do mar de possibilidades das tecnologias e maneiras de compartilhar o seu uso em que é possível transferir conhecimento de forma assertiva, dinâmica, interativa e leve. Quanto a sugestões, apenas que permaneça tão interativo, dinâmico, acolhedor e leve como foi. Pois, sou de Psicologia e me senti totalmente acolhida e parte do grupo, em nenhum momento houve diferenciação e ainda sim pude vivenciar uma disciplina repleta de potencialidades!!

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  8. É inegável que os alunos já estão interessados e totalmente engajados com o uso da tecnologia e, seu dia a dia, dentro da prática docente, pode-se criar novas oportunidades no processo ensino e aprendizagem, tornando-os mais eficazes. Quando pensamos em sua utilização em sala de aula, quer seja de forma de ensino híbrido ou em algum formato de Ensino a Distância , percebemos que a tecnologia é um dos fatores para aumentar a retenção do conhecimento, desde que o docente, saiba experimentar e decidir o que funciona melhor para aquele grupo de aluno, já que incentiva a aprendizagem colaborativa e significativa, pré-requisitos para resolução de problemas complexos, pensamento crítico, habilidades de liderança ,sem falar em motivação e produtividade.
    Quanto a experiência da disciplina no formato totalmente online, minha experiência foi que precisava ser autodisciplinado para respeitar os horários e as realizações das diversas tarefas no tempo certo – algumas não consegui entregar a tempo -, embora, estejamos no conforto de sua casa e a disponibilidade quase total do professor, se faz necessário as leituras dos textos bases e complementares para o perfeito entendimento para formar em sua base de conhecimento os novos aprendizados. Mas, a maneira sutil e cronometrada através do plano de ensino, material disponibilizado e sequencia didática, fez com que essa disciplina transcorresse de forma tão natural que não percebi quando chegamos ao fim.
    Para melhorar minha aprendizagem fazendo uso das Tecnologias, pretendo fazer uso mais frequente das simulações virtuais, como uso dos laboratórios digitais com esse fim; melhora minha comunicação direta com o aluno para a busca dos feedbacks mais frequentes; melhorar os meus processos avaliativos, dando prioridades a avaliação formativa; entender que o aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem; que a aprendizagem pode ser lúdica e divertida e a tecnologia pode propiciar esse ambiente.
    A metodologia de professor, trouxe para mim algo inovador com a leveza, flexibilidade e planejamento do conteúdo. Mesmo de forma online, apresentou seu plano de ensino, sua sequência didática, e deixou-nos livres para as novas criações e descobertas dentro deste universo da tecnologia. Foram várias descobertas de novas ferramentas e suas utilizações didáticas, dentro do formalismo da educação e com o objetivo precípuo da realização do aprendizado dentro de um novo contexto pandêmico.
    Embora acredite que o curso foi encaminhado de forma completa, dentro desta nova realidade, mas pela provocação do professor, sugeriria a integração com as mídias sociais (alguns alunos, mesmo minimamente, estavam exponde os sucessos e realizações do curso), isso, não apenas aumenta o engajamento , mais também amplia o processo educativo além de sala de aula. Outros pontos que poderiam ser sugestões foram muito bem utilizados: Conhecer novas alternativas digitais; Feedback constante dos alunos; Criação de conteúdo digital; Utilização de vídeo e multimídia; várias atividades online extraclasse, entre outras.
    Finalizo, com o sentimento de gratidão e com uma nova bagagem de realização de um curso voltado para o aprendizado do aluno com uso das tecnologias.

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  9. O avanço das tecnologias é um processo constante na nossa sociedade e isso interferirá em todos os segmentos, inclusive na educação. As transformações são a cada dia mais rápidas, pois o processo de criação é mais baseado e aperfeiçoamentos e isso traz um dinamismo muito grande para o cotidiano de todos. O momento atual que estamos vivendo, em que as escolas precisaram lançar mão das tecnologias, por meio de aulas remotas, com isso, o ensino híbrido aparece como uma metodologia ativas, que colocam o aluno no centro do processo bastante interessante no ensino a distância. A aulas online tem essa interação entre professor e aluno e com isso é preciso buscar de forma colaborativa novas formas de ensinar e aprender, utilizando os recursos tecnológicos como instrumentos para facilitar a aprendizagem. Por fim, as novas escolas no seu processo de sistema híbrido apresentes sua nova metodologia de ensino online, no uso da plataforma já existentes, colaborativamente e conhecimento na sociedade digital. Em se tratando do meu itinerário na disciplina MESTIC foi mais um caminho que tive para compreendermos melhor as metodologias e as práticas docentes em uso das novas tecnologias ou ferramentas uma vez que fomenta a formação e a construção do conhecimento que tanto ouvimos falar. Com certeza para mim uma experiência e bagagem repleta de aprendizados que serão utilizados e aperfeiçoados com as práticas. No decorrer da disciplina tem sido incrível para repensar na prática educativa, com material disponível e os conteúdos trabalhados, percebe se um nível de conteúdos e material de excelência, principalmente nas construções dos Ebook, infográfico, mapa mentais e apresentações dos webinários, para mim algo novo e plataforma que não conhecia acabei conhecendo melhor na disciplina, e assim fazer fazendo e utilizando as ferramentas, mediante as novas exigências da contemporaneidade faz se necessário conhecer e fazer uso destas tecnologias no seu cotidiano, seja no âmbito pessoa ou profissional. Nessa perspectiva da disciplina, o diálogo e a interação no ambiente, no andamento da disciplina, foram de extrema importância na formação recíproca e o crescimento contínuo, nas atividades, tarefas, trabalho em grupo foi um aprendizado para mim rico, com soluções novas, diferentes, explorar novas possibilidades nas atividades didáticas, na sua carreira, na sua vida. Venho aqui prestar minha gratidão a turmas e o professor na qual desempenhou na minha personalidade uma forma de buscar mais conhecimentos através das tecnologias. Na realidade da sala de aula, ainda há muita discussão sobre como integrar as novidades ao dia a dia do trabalho docente. A disponibilidade de ferramentas nos diversos ambientes são encantadores e nos estimulam a busca por aprendê-las mais e mais, mas haver o acompanhamento contínuo e o aprender fazer, como exemplo a Finlândia, que mudou seu estado educacional com maior foco em projetos nas aulas, produção de conteúdo pelos alunos e resolução de problemas, repensando as avaliações utilizadas atualmente, fazer uso das tecnologias como forte apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Entretanto destacaram que o professor precisa ser assíduo, dialogar, interagir e colaborar com a construção do saber discente. Assim, destaco o uso das TICs como um dos pontos positivos, e consequentemente, maior interesse e facilidade na compreensão dos componentes curriculares. A metodologia utilizada na disciplina muito boa, excelente conduziu um caminho brilhantes, primeiro apresentando o plano de ensino da disciplina, o cronograma das atividades, leituras, conteúdos, trabalhos em grupos, enfim, e as ferramentas a ser utilizadas no decorrer da disciplina. Por fim a disciplina atingiu todos os objetivos.


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  10. A disciplina proporcionou uma jornada muito importante e envolvente para a prática docente. Iniciando através de um amplo diálogo acerca das diretrizes curriculares no ensino superior; passando pelo planejamento educacional; formação, competências e habilidades do docente do ensino superior; desafios e espaços de atuação do docente. Em um segundo momento, iniciaram-se diálogos mais relacionados ao uso das TIC na prática docente: docência em contexto híbrido; educação online; sequências didáticas através de TIC. O terceiro momento, o fechamento com chave de ouro: estratégias didáticas com TIC no ensino superior.

    Foi um show de repertório do professor Luís Paulo, incentivando, provocando, problematizando e promovendo diálogos relevantes no grupo de whatsapp da turma, definindo times para realização de diversas atividades (infográfico, mapa conceitual, seminários), sempre com o foco na metodologia do aprender fazendo. Este blog, por sinal, foi uma atração a parte; com vasto conteúdo riquíssimo e que ajudou e continuará ajudando muito o nossos processo de aprendizagem. Espero que o blog continue vivo. Durante a disciplina, foi possível experienciarmos metodologias e TIC para a educação híbrida e online; estratégias e métodos foram apresentados, e muitas, muitas tecnologias foram compartilhadas pelo professor e pelos estudantes.

    Neste sentido, ficou claro a importância das TIC a prática docente do ensino superior e no processo de aprendizagem. Mas não apenas isso, ficou nítido que as TIC são apenas um ferramental e que devem ser inseridas no contexto de uma cuidadosa estratégia didática a qual o docente deseje experimentar. Assim, contexto da cultura digital, as TIC entram como recurso pedagógico indispensável para despertar o interesse e o engajamento do estudante, além de estimular o desenvolvimento dos processos de ensino.

    No cenário de aulas híbridas e online, percebe-se que as TIC dão o suporte necessário para que uma estreita comunicação – estudantes x professor e estudantes x estudantes – ocorra sem prejuízos. Claro, nada substituirá a humanidade e a energia das interações presenciais, porém ficou muito evidente, neste momento de pandemia, que o afeto, o carinho, o cuidado, a empatia e tantas outras características humanas transbordaram, mesmo que totalmente online. Foi uma experiência de aprendizagem rica e fabulosa.

    Entretanto, cuidados têm que ser tomados acerca do uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem. O principal cuidado é com uma nova experiência humana, a ubiquidade, que desenvolve uma sensação nebulosa sobre tempo, espaço, informações e que, se não for bem administrada, tende a causar ansiedade, angústia e sobrecarga de atividades acadêmicas, tanto para professor, como para estudantes. Cuidemos da nossa saúde mental.

    Por fim, só tenho a agradecer ao professor Luís Paulo e a todos da turma pelo acolhimento, pela troca e pelas amizades. Muito obrigado!

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  11. Respostas
    1. A pandemia nos colocou, docentes e discentes, frente ao desafio de pensar em aulas totalmente online e estabelecer vínculos de mediações de conhecimento e sociabilização nesse formato. Nesse cenário, se insere o PGGE/UFAL. A disciplina “Metodologia do Ensino Superior com TIC 2020”, ministrada pelo professor Luis Paulo L. Mercado, foi bem planejada, através do plano de curso, com indicação de bibliografia básica e complementar e, links de ferramentas e recursos tecnológicos disponibilizados no Blog de apoio a disciplina https://mesticufal.blogspot.com. Foi, dialogada, interativa, colaborativa e motivadora proporcionando o ensino-aprendizagem com as TIC incorporadas na perspectiva do ensino online, trazendo grande contribuições. Destaco aqui, a experiência vivenciada com as TIC, por nos proporcionar uma aprendizagem significativa, durante o percurso dessa disciplina. Mas ainda, tenho muito a desenvolver habilidades com essa infinidade de recursos tecnológicos existentes. Ficou evidenciado, nesta disciplina online, a importância de incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação e as metodologias ativas, por oferecerem um leque de possibilidades no processo formativo de uma aprendizagem ativa e reflexiva. A metodologia utilizada pelo professor me impulsionou a desenvolver habilidades com as TIC, quando achava que não ia conseguir, superava as dificuldades, pois não faço parte dos nativos digitais. Outros pontos positivos foram a dinâmica da divisão dos grupos - com pessoas diferentes - possibilitando conhecer, trabalhar e socializar o conhecimento, isso só enriquece a todos e a leveza das aulas. Professor Luis Paulo, no meu entendimento, a sua condução foi uma maravilha e os objetivos da disciplina foram plenamente alcançados. Mais uma vez, agradeço a oportunidade de aprender e apreender com seus ensinamentos. Grata a todos os colegas dos grupos que trabalhamos conjuntamente e, também aos que não tive oportunidade, desta vez, mas que aprendi muito com cada um durante o período que estivemos juntos. Sugestão: Aumentar a carga horária da disciplina para possamos aprender mais.

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  12. À luz da discussão de Castells (2005), entende-se que as TIC representam um grande movimento na sociedade e interferem direta e/ou indiretamente na adaptação dos modelos de ensino. Nessa direção, reflito que ao passo que a sociedade e os recursos avançam gera um movimento que reflete em todos os espaços sociais, assim como nos espaços educacionais. O que resta ao professor e ao profissional de uma forma geral senão acompanhar as mudanças sociais? Ao mesmo tempo é relevante considerar que o espaço educacional é responsável, segundo as legislações brasileiras, por formar cidadãos críticos e reflexivos que traduzem a própria ação docente uma vez que é o professor que possui a capacidade para orientar as atividades pedagógicos juntos aos estudantes visando o alcance de novas aprendizagens como descrevem Coll e Sole (2012).

    Entendendo que cada momento vivenciado na disciplina é cenário propício para o trabalho em sala de aula, de planejamento e consequentemente da própria prática pedagógica, muitas foram as possibilidades do uso das TIC para aulas híbridas e on-line. Nessa direção faço destaque ao trabalho por pares e grupos, atividades que estimulam a construção colaborativa, a interação e engajamento como possibilidade inclusive de avaliar e autoavaliar, assim como problemas lançados aos alunos para resoluções de curto (momento síncrono da aula), médio (partilhas e discussões nas Whats App sala) e longo prazo (tempo da disciplina como um todo).

    A riqueza da abordagem conceitual e prática na disciplina me remetam a grandiosas experiências de aprendizagens refletindo exatamente nas metodologias de ensino utilizando TIC para o ensino superior no formato on-line. Faço destaque aos Webinários: Aprendizagem baseada na prática – estudo do meio, Aprendizagem baseada em times, Aprendizagem baseada em problemas e Laboratórios virtuais. Pude, a partir destes ampliar algumas leituras e exercitar algumas possibilidades para o trabalho docente, como utilizar o Phet (laboratório virtual) para planejar uma sequência didática para disciplina de estatística no curso de pedagogia, bem como utilizar mapa de risco, trabalhar os sete passos de grupo tutorial, utilização do Google Earth e museus digitais. Além disso foi possível utilizar alguns recursos digitais que estimularam a construção colaborativa a partir da interação síncrona acerca dos conceitos abordados como socrative, jamboard, mentimeter, padlet, roleta virtual, web entrevista e Whats App sala.

    Aumentar o tempo de planejamento para aulas e leituras acerca dos estudos recentes e cursos relatando/propondo experiências com TIC para a aprendizagem na sala de aula presencial, híbrida e/ou on-line.

    O professor traduz em sua prática docente a aprendizagem centrada no aluno, além de grande flexibilidade, estímulo ao trabalho colaborativo por meio da interação entre pares e grupos variados. Suas aulas trouxeram explanações dialogadas, questionamentos gerando debates conceituais entre o grupo de maneira a valorizar e possibilitar as trocas de experiências sobre as diversas áreas de formações dos colegas/estudantes vinculados a disciplina, bem como desafios/problemas gerando maior engajamento nas aulas.

    Dada a nova experiência da oferta da disciplina totalmente on-line no programa, sugiro trabalhar nessa perspectiva on-line ou híbrida nas próximas ofertas visando favorecer e continuar a desafiar os estudantes a partir das experiências práticas.

    Referências:
    CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 2005.
    COLL, César; SOLE, Isabel. A interação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. 2012. Acesso em Dez de 2018. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-interacao-professor-aluno-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem/87784


    P.S. Gratidão ao professor e a todos pela partilha e rica convivência.

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  13. As TICs na prática Docente, neste momento de pandemia foram de essencial importância, pois o ensino remoto, a distância e as EADs, são estilos de ensino, que existem a um bom tempo, porém atualmente ganharam força e sua real importância como formas de ensino eficaz, pois foram as únicas soluções viáveis a serem implementadas no ano de 2020 e deve perdurar pelo ano de 2021, mais algum tempo, os professores e alunos tiveram que se adaptar a esta nova realidade cheia de desafios.
    Foi através das TICs que as aulas, trabalhos e informações no mundo inteiro não pararam totalmente, elas foram indispensáveis no ensino híbrido e remoto e outras modalidades, onde os alunos e professores puderam interagir, o conhecimento e o aprendizado não pararam. Apesar de não se ter a presença física em aulas, o ensino remoto cumpriu bem seu papel, mesmo sabendo que todos tiveram que se adaptar e houveram falhas, seja física ou tecnológica, as quais todos tiveram que da a volta por cima muitas vezes.
    O formato da aula totalmente online, para mim foi novo, pois já tinha utilizado o semipresencial ou presencial. Porém a experiencia foi enriquecedora e este aprendizado vai ser levado adiante, pois não sabemos até quando teremos este cenário de distanciamento social, para preservar a saúde de todos, sem prejudicar o aprendizado. Sabemos que as dificuldades existem no modo online, mas podemos lidar com muitos deles e solucionar.
    Ainda precisa ser investido nos conhecimentos de novas tecnologias, aplicativos, cursos, para que os professores e alunos estejam mais capacitados para este ensino remoto e a utilização das TICs, pois fomos pegos de surpresa e tivemos que aprender na prática como utilizar as TICs e demais tecnologias.
    Na disciplina o professor Luis Paulo, utilizou diversas formas de passar o conhecimento, as quais conseguiam unir e prender os alunos, com aulas expositivas e dialogadas, atividades a serem desenvolvidas no horário extra classe, webnários, infográficos, entre outros métodos, os quais conseguiram fazer alunos que não eram da área totalmente de educação, aprendessem diversos assuntos e saíssem dominando novos métodos de ensino.
    A disciplina em seu total foi 100% proveitosa, as aulas eram dinâmicas e diferentes a cada semana, a carga horária em aulas online e extras foram condizentes com tudo que foi solicitado, uma sugestão que mesmo com o retorno das aulas presencias, possa ter ainda algumas aulas remotas, pois é algo que não podemos deixar mais de lado, o ensino online e as TIC como vez mais presentes no ensino-aprendizagem.
    Aos alunos que estão lendo esses comentários e ainda não pagaram a disciplina, paguem e não vão se arrepender, só temos a ganhar com a disciplina.
    Obrigada por todos os ensinamentos professor Luis Paulo.

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  14. Ao fim da disciplina de Metodologia do Ensino Superior com TICs, percebo quanto aprendizado ela proporcionou. Nesse novo cenário de ensino à distância, abrimos os olhos para a importância das ferramentas tecnológicas em nossa prática docente e como pode contribuir no processo de ensino aprendizagem.
    A experiência mais marcante da disciplina foi durante os webnários, foram nesses momentos que pude perceber como essas tecnologias podem ajudar na sala de aula. Vimos algumas estratégias de ensino e diversas ferramentas que nunca tinha ouvindo falar e depois dos momentos já usei em minhas aulas.
    O uso de diferentes recursos didáticos, como os tecnológicos dentro da sala de aula pode ser percebido como uma estratégia relevante para a promoção do ensino. Mas é importante ressaltar, que este é um dos grandes desafios do ensino atualmente, buscar estratégias e ferramentas capazes de proporcionar uma compreensão dos conteúdos de uma maneira eficaz e expressiva.
    A disciplinas estudadas contribuiu de forma relevante na minha formação no que tange ao uso das tecnologias em sala de aula. As atividades propostas, exigiram de mim uma busca por informações que foram importantes na buscar por melhorar e progredir na atuação como professor e pesquisador.
    Após as primeiras aulas e o início das leituras recomendadas pelo professor Luiz Paulo, comecei refletir sobre como poderia usar essas ferramentas digitais em minhas aulas. E alguns questionamentos começaram a surgir: As TIDCs devem estar presente na escola? Como devo tratá-la em minha sala de aula? Os professores têm a formação necessária para lidar com esse novo cenário de ensino hibrido? Como posso perceber se a proposta usando determinada ferramenta tecnológica é eficaz na sala de aula?
    Foram questões como essas que ao longo da disciplina obtive as respostas que precisava ao mesmo tempo que fui usando em algumas de minhas aulas no ensino básico.
    Outro ponto importante foi a maneira como o professor conduziu a disciplina, sendo fundamental para o sucesso dela. Sempre trazendo temas relevantes para as aulas e um vasto material de apoio para os alunos lerem e se apropriarem das temáticas abordadas.
    Algo que ficará após a disciplina será como as TIDCs vem sendo amplamente incorporada ao meio educacional, com o intuito de facilitar a vida dos professores e alunos e todos os que fazem uso dos recursos que a mesma oferece.
    Finalizo este texto agradecendo ao professor Luiz Paulo pelos momentos de aprendizagem, troca de experiências entre todos os participantes da disciplina. Espero que em breve ter a oportunidade de estar em outra disciplina ministrada pelo senhor. Um grande abraço. E mais uma vez. MUITO OBRIGADO!

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  15. No cenário atual a qual estamos vivendo as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão se tornando cada vez mais presentes em nosso dia a dia. É muito difícil não encontrar um indivíduo que não faça uso de pelo menos uma delas: televisão, celular, computador, internet, revista, tablete entre tantos outros.
    Na faixa etária dos adolescentes essa utilização das TIC’s tem crescido potencialmente e seu uso tem se propagado em todos os ambientes sociais a qual esses indivíduos participam, sejam eles o seu lar, a roda de amigos ou até mesmo dentro dos ambientes educacionais. Desse modo, o uso e aplicação das TIC’s tem sido fortemente estudada e utilizada como forma de ensino-aprendizagem por parte dos docentes. Tais estratégias estão cada vez mais presentes nos ambientes escolares e os professores ao longo dos anos tem visualizado diferentes maneiras de usa-las durante a construção de seu planejamento didático. Apresentando-se assim, como forte instrumento para o docente em sua atuação profissional nos diferentes níveis educacionais.
    Ao longo da disciplina, pude conhecer, compreender e agregar muito do que foi discutido no decorrer das aulas, em minha vivência docente. Durante as aulas experimentei diversos aplicativos, sites, metodologias de ensino e recursos pedagógicos aos quais ainda não havia estudado. Sendo assim, consegui aperfeiçoar a minha atuação pedagógica como docente do ensino superior e também aplicar algumas das estratégias e recursos no ensino médio (apesar de não ser o foco da disciplina).
    Com o advento da pandemia da covid-19 nesse ano de 2020, fomos “obrigados” a nos adaptar a um novo método de ensino, completamente on line e as aulas da disciplina Metodologia da Ensino Superior com TIC'S contribuíram bastante para que eu pudesse inovar e manter os meus alunos motivados e engajados. Grande parte dos aplicativos, leituras, discussões e explanações ao longo das aulas ajudaram-me a construir essa nova forma de interagir com meus alunos. Facilitando bastante o meu exercício profissional, pois nuca havia trabalhado nesse sistema.
    Não tenho nenhuma sugestão a tecer. Gostaria apenas de deixar registrado que a forma leve, acolhedora, envolvente, humana e compreensiva em muitos momentos adotada pelo professor Dr. Luís Paulo e também pelos demais colegas, contribuiu muito para que o aprendizado pudesse ser efetivo. Grata por tudo que aprendi ao longo desse tempo que passamos todos juntos.

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  16. A disciplina Metodologia de Ensino Superior me mostrou o quanto é importante pensar sobre a prática docente e seu objetivo que é o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Ela nos fez refletir sobre o papel e identidade do professor no ensino superior e sua relação como os saberes docentes, sobre as dificuldades do fazer pedagógico e sobre as possibilidades de tentar superar os desafios da prática docente. Planejar foi a ação que foi evidenciada, um planejar pensando em colocar o aluno em evidência através de metodologias ativas diversificadas que podem possibilitar que esses alunos sejam o protagonista no processo de aprendizagem com o auxílio das TIC. Ações como construir o plano de curso, uma sequência didática, um plano de aula, tarefas tão características da prática docente foram ressignificadas ao pensar em utilizar as TIC, não apenas por utilizar um recurso tecnológico, mas como esse recurso pode contribuir para a aprendizagem mais dinâmica e significativa. Nesse sentido, em um contexto de aulas híbridas e online, o uso das Tic se torna mais evidente o que nos faz pensar em uma formação pedagógica que tenha como objetivo também o desenvolvimento de competências para uma melhor utilização dessas TIC e metodologias para essa modalidade de ensino. Participar da experiência de aprendizagem no formato totalmente online nos fez sair do nosso lugar de conforto e experimentar, vivenciar e criar novas formas de ensino-aprendizagem, ou dar um novo sentido a metodologias utilizadas em outra modalidade para se adequar a esse contexto proposto. Outro ponto que destaco é que pude entrar em contato com ferramentas, aplicativos e metodologias bem práticas e significativas que não conhecia e também utilizá-la na minha prática docente. Assim, além da ação de planejar dita antes, o verbo praticar permeou toda o percurso da disciplina. Isso foi muito instigador porque ao mesmo tempo que tivemos que estudar, ler muito, refletir sobre teoria, fomos incentivados a fazer atividades a praticar o que estávamos estudando. Destaco aqui a forma leve e instigante como o professor Luís Paulo construiu e conduziu a disciplina, materiais diversificados, organização das atividades e dos ambiente de aprendizagem, avaliação processual, feedback claro e objetivo. Gostei muito da experiência dos trabalhos em grupo que foram definidos pelo professor, além de nos proporcionar momentos de discussão, de colaboração e novas amizades. Finalizo com outro termo tão característico para essa disciplina: gratidão. Agradeço ao professor Luís Paulo, por ter proporcionado aprender através de relação teoria-prática-reflexão e pelo cuidado com o nosso bem estar. Agradeço também a turma pela troca de experiência e acolhimento.

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  17. Nos dias atuais, está cada vez mais difícil pensar em prática docente, sem o uso das TIC, uma vez que essas tecnologias se estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. As TIC tornam o processo ensino/aprendizagem mais interessante, interativo, diversificado e possibilitam a utilização de uma variedade de ferramentas durante as aulas. As aulas híbridas e online, através do uso das TIC vêm se tornando uma modalidade de ensino essencial nos últimos anos, possibilitando pessoas que não teriam tempo de cursar uma graduação ou pós-graduação na modalidade presencial, possam ter acesso a esses cursos. Com a pandemia do Covid-19, a importância do uso das TIC aumentou ainda mais, permitindo que o sistema educacional continuasse oferecendo suas aulas, de forma totalmente online. A disciplina metodologia do ensino superior com TIC me deu a possibilidade de conhecer vários aplicativos e ferramentas para utilizar na prática docente, tornando as aulas mais interessantes e proveitosas, precisando apenas que eu vá aprimorando o uso desses aplicativos através das minhas aulas. A metodologia utilizada pelo docente na disciplina foi excelente, permitindo que interagíssemos com diversas pessoas, grupos e com a turma toda, fazendo com que quatro horas de aula, no formato remoto, se tornassem prazerosas, divertidas e de fácil aprendizado. O meu muito obrigado a turma e ao professor Luiz Paulo pelos conhecimentos que adquirir nessa disciplina.

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  19. A disciplina de Metodologia do Ensino Superior com TICs me fez assimilar ainda mais a importância de inserir tais ferramentas no ensino, principalmente no ensino superior e em cursos onde ocorre a formação de professores, pois esses podem aprender a utilizar e aplicar em suas aulas posteriores. Com a disciplina percebemos também a infinidade de possibilidades e ferramentas relacionadas a tecnologias digitais de informação e comunicação para as aulas hibridas, onlines e até presenciais. Por se tratar de uma disciplina totalmente online, em decorrência da Pandemia de Covid-19, ressaltou ainda mais a necessidade dessas estratégias para a viabilização do ensino. Ao compreender sobre a diversidade de opções relacionadas as TDICs pude perceber que ainda tenho muito a aprender sobre utilizar as ferramentas, entretanto vi que com esforço e dedicação é possível, sendo essa a minha maior dificuldade. Entretanto, a disciplina me incentivou a buscar desenvolver essas ferramentas nas minhas atividades profissionais. Quanto ao professor, sem sombra de dúvida é um dos melhores e mais dedicados a cumprir o que propõe em seu plano de curso. A metodologia utilizada pelo mesmo foi determinante para desenvolvermos habilidades e nos encorajar a utilizar ferramentas com TDICs. No que se propõe a disciplina, eu a considerei perfeita. Não consigo, nesse momento, fazer uma sugestão para melhorá-la. Porém, adoraria que se tornasse um curso de capacitação ou afins, pois certamente eu faria novamente. Aprendi muito com o professor e demais colegas de turma. Só tenho a agradecer a oportunidade e espero ter novas oportunidades de cursar outras disciplinas com o professor ministrante.(LUDIMILLA STEFANIE)

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  20. a) Importância das TIC na prática docente;
    O uso das TICs na prática docente possibilita criar estratégias de ensino cada vez mais diversificadas o que amplia as diversas formas de aprender. As ferramentas que podem ser utilizadas tornam as aulas mais dinâmicas e propiciam que os alunos sejam mais autônomos no seu percurso de aprender, dessa forma, as TICs tornam-se fundamentais pois o aprendizado é significativo.
    b) Possibilidades vislumbradas do uso das TIC nas aulas híbridas e online;
    A partir da disciplina MESTIC, pude ampliar minha visão sobre as ferramentas e aprofundar o conhecimento sobre como utilizar nas aulas, sejam elas de forma presencial ou online. Após a disciplina, me senti mais confortável e segura em explorar as ferramentas e saber que é possível inseri-las em qualquer estratégia didática.
    c) Experiência da aprendizagem nas aulas de Metodologia do Ensino utilizando TIC no formato totalmente online;
    Essa foi a minha primeira experiência com esse formato de ensino e de aprendizagem. Inicialmente achei muito cansativo, notei que há mais possibilidades de distrações pelo uso do computador ou celular. No entanto, no decorrer das aulas, com as estratégias utilizadas pelo professor e também com a afinidade da turma que foi sendo estabelecida, ficou mais tranquilo. As horas passavam sem perceber. Gostei muito também da organização dos seminários e como foram operacionalizados, penso que foram momentos de descobertas e superação para todos os grupos.
    d) O que preciso melhorar na minha aprendizagem utilizando TIC?;
    Penso que ainda existem muitos recursos para explorar e muitas vezes o receio em ir descobrir cada ferramenta causa um bloqueio antes mesmo de tentar. Das ferramentas que me propus a aprender, foi um processo de encantamento, aprendi que nem tudo é tão difícil assim e que basta ter tempo e paciência pra descobrir cada ferramenta.
    e) Metodologia utilizada pelo docente da disciplina;
    Penso que para o professor foi um imenso desafio planejar e vivenciar essa experiência de aulas totalmente online, mas acredito que sua experiência com as TICs possibilitou a criatividade de pensar em aulas e atividades muito bacanas que deram certo.
    f) Sugestões para melhoria da disciplina em futuras ofertas.
    Gostei muito de todo planejamento da disciplina, a única sugestão é só que ficou faltando circular sobre um produto que foi construído com o objetivo de conhecer as diversas atividades dos docentes através de entrevistas que foram realizadas.
    No mais, foi uma experiência única e muito significativa. Gratidão!

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  21. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) facilitam o processo de ensino-aprendizagem, pois permitem que o docente utilize inúmeros recursos didático-pedagógicos que são atrativos aos estudantes e de fácil compreensão, mas a excelente condução do professor faz toda a diferença no sucesso da aprendizagem. O uso do aplicativo WhatsApp, de Blogs, do YouTube e do Padlet, foram possibilidades vislumbradas de utilização das TIC nas aulas híbridas e online. Obtive experiência de aprendizagem utilizando os aplicativos: Canva, Mindomo, Pixton EDU, Kahoot, Mentimeter, Google Forms, Jamboard, Zoom e Google Meet, além das estratégias didáticas que foram explanadas durante o Webnário; e vejo a necessidade de aprender a utilizar outros recursos tecnológicos que também ajudam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A metodologia do aprender fazendo, utilizada pelo docente da disciplina, foi indispensável para o sucesso na aprendizagem dos discentes, tendo em vista que a experiência vivenciada na disciplina contribuirá para futuras práticas docentes que serão um diferencial na vida de milhares de aprendizes. A empatia e a colaboração dos discentes formados em diversas áreas do conhecimento enriqueceram ainda mais a jornada de aprendizagem desta disciplina realizada totalmente online; dessa forma, compreendo que todos os objetivos foram alcançados. Não tenho sugestões de melhoria. Professor Luis Paulo, muito obrigada pelos ensinamentos e a oportunidade de aprender na prática! Deus abençoe grandiosamente a todos os colegas da turma!

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