Livros Organizados por Luis Paulo Mercado
Vivências com Aprendizagem na Internet
Aborda o relato de várias vivências realizadas pelos autores na utilização da metodologia webquest e do chat como ferramentas de aprendizagem, a utilização da internet na avaliação na educação a distância online, a utilização da internet como ferramenta de pesquisa no ensino de História e o uso de ambientes virtuais no acompanhamento de estágio. Capítulos: Contribuições da metodologia webquest no processo de letramento dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental; A utilização do chat como ferramenta didática; Avaliação e educação a distância: conceitos e propostas; Recursos avaliativos em aulas virtuais; A pesquisa na internet no ensino de História; O ambiente virtual como suporte ao Estágio Supervisionado em Biologia.
MERCADO, Luis P. (org). Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal, 2005. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=c21XfpbzgSwC&pg=PA179&dq=edufal&lr=#v=onepage&q=edufal&f=false
Percursos na Formação de Professores com Tecnologias da Informação e Comunicação na EducaçãoApresenta os resultados das pesquisas envolvendo Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores e traz estudos sobre fundamentos e metodologias sobre o uso das TIC na formação de educadores, nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como apoio à formação presencial, semi-presencial e à distância online. Destaca experiências que mostram melhoria das condições didático-pedagógicas na utilização das TIC nas atividades presenciais e/ou a distância pelos professores, proporcionando condições para a criação e implantação de novos cursos de graduação, extensão e pós-graduação na modalidade a distância. Relata ações de formação de professores para a utilização de ambientes de aprendizagem nos cursos envolvendo EAD: organização, gerenciamento e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância, oferta de suporte na produção de material didático para EAD. Capítulos: Perspectivas atuais para formação de professores na Sociedade da Informação; Incorporação das tecnologias de informação e comunicação na escola pública; Reinventando a história em quadrinhos na sala de aula; Comunidade virtual de aprendizagem: uma aprendizagem colaborativa; Letramento digital e educação; A utilização de software livre na disciplina de História da Educação Brasileira: suporte na avaliação formativa no Curso de Pedagogia da UECE; Uma abordagem na tutoria a distância; Internet na EAD na disciplina Informática Educativa do Curso de Pedagogia a Distância da UFAL; Utilização do ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores; Contribuições da tutoria no ensino aprendizagem dos professores cursistas no Proformação; Tutoria a distância no ensino de Matemática; Análise do Curso de Formação Docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Institucionalização da educação a distância na universidade pública: o caso da UFAL.
MERCADO, Luís Paulo L. (org). Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação. Maceió: Edufal, 2007. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=NAYJFjynX7kC&pg=PA4&dq=edufal&lr=#v=onepage&q=edufal&f=false
Tendências na Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na EducaçãoAborda os fundamentos teóricos e características dos campos de investigação, tendo como pano de fundo a análise crítica da incorporação das TIC na sala de aula e servirá como fonte bibliográfica para atividades de formação de professores para a utilização das TIC no ambiente escolar, como ferramenta no processo de aprendizagem. Capítulos: A Internet na educação: novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico; Aprendizagem por projetos com tecnologias; A Internet no ensino de línguas estrangeiras; A incorporação da informática educativa nas escolas públicas de ensino médio de Maceió; A experiência do trabalho com projetos na Internet: o webquest na escola; A resistência nas experiências vivenciadas na informática educativa; os impactos das novas tecnologias da comunicação nos serviços de informação.
MERCADO, Luís P. Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2004. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=xlLQIlUxnyMC&pg=PA111&dq=edufal&lr=#v=onepage&q=edufal&f=false
Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias
Trata da formação de professores para trabalhar em ambientes na Internet, a partir da utilização da Internet no processo educativo e a formação do professor ante estas tecnologias. Traz à discussão os rumos e as perspectivas da Internet na Educação, partindo-se da análise das formas de aprender e de interagir com estas tecnologias. Oferece subsídios teóricos à reflexão dos educadores sobre suas práticas de ensino e aprendizagem em ambientes telemáticos, suas visões de como se dá a aprendizagem do aluno utilizando a telemática educativa e sobre os objetivos de ensino envolvidos nesta aprendizagem. Capítulos: A educação na Sociedade do Conhecimento; aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Internet na formação continuada de professores.
MERCADO, Luís P. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: Inep/Edufal, 1999. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=vC6it3eseN8C&pg=PA2&dq=edufal&lr=#v=onepage&q=edufal&f=false
Praticas de Formação de Professores na Educação a Distância
Trata do acesso pleno as TIC pelos professores, formadores, tutores e alunos, enfatizando o desenvolvimento de uma cultura tecnológica que promova uma prática pedagógica em ambientes tecnológicos, através de ações que favoreçam o desenvolvimento da fluência tecnológica para que possam participar de atividades à distância, com suporte no meio digital. Capítulos: Educação à distância no Ensino Médio: o Programa Jovem Empreendedor da escola pública; Inclusão digital do professor universitário para atuar na educação online; A utilização das mídias da formação continuada dos professores do Estado de Alagoas; Formação de tutores do curso piloto de Administração à Distância da Universidade Aberta do Brasil; Gêneros digitais como material didático nas aulas de Língua Portuguesa; EAD: percepção dos professores do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas; Reflexos da formação continuada do Curso TV na Escola e os Desafios de Hoje nas práticas pedagógicas dos professores cursistas; Tutoria online no Programa de Formação Continuada de Professores em Mídias na Educação; Objetos virtuais de aprendizagem na formação de professores do Ensino Médio; A integração de mídias no piloto do Programa de Formação Continuada de Professores em Mídias na Educação;Contribuição da Tutoria no Ensino aprendizagem dos professores cursistas do Proformação; Aprendizagem colaborativa e interatividade na Web: experiências com o Google Docs no ensino de graduação; Mídia, linguagem e projeto pedagógico; Webradio: meio indutor para a divulgação científica; uso do blog na prática pedagógica.
MERCADO, Luís Paulo (org.). Práticas de formação de professores na educação à distância. Maceió: Edufal, 2008. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=LvnIE_8TU8EC&pg=PA80&dq=edufal&lr=#v=onepage&q=edufal&f=false
Novas Tecnologias na Educação: reflexões sobre a prática
Relata estudos sobre a utilização das TIC no processo educativo, tendo em vista a formação de pessoal qualificado para o ensino e a pesquisa sobre o uso das TIC como mediadora da aprendizagem, buscando favorecer novas formas de aprender a pensar e de ensiná-lo. Proporcionam uma visão ampla da evolução do conhecimento científico na área de TIC e da metodologia e técnicas de pesquisa como instrumentos de produção do conhecimento, aprofundando conhecimentos e introduzindo o uso de TIC numa escola, envolvendo projetos de informática educativa, telemática educativa, software educativo, atualização pedagógica. Capítulos: Formação docente e novas tecnologias; EDUTEC: uma rede de amigos: novas formas de socialização e relações através da Internet; Software livre na educação; A capacitação de professores em escolas públicas participantes do Proinfo–AL; Utilização da informática na sala de aula; Informática educativa: terceirizar ou não?; A Internet como ambiente de pesquisa na escola.
MERCADO, Luís P. (org). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: INEP/Edufal, 2002. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=bi7OpaxCJT8C&pg=PA189&dq=edufal&lr=#v=onepage&q=edufal&f=false
Experiência com Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de Pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na formação de Professores Presencial e a Distância Online, focando a preocupação ao acesso pleno as TIC pelos professores formadores, tutores e alunos enfatizando o desenvolvimento de uma cultura tecnológica que promova junto aos envolvidos uma prática pedagógica em ambientes tecnológicos através de ações que favoreçam o desenvolvimento da fluência tecnológica para que possam participar de atividades a distância, com suporte no meio digital. Capítulos: Inclusão digital; Ferramentas de aprendizagem colaborativa na Internet; Orkut como ferramenta de aprendizagem; Estratégias didáticas utilizando Internet; Comunidades virtuais de aprendizagem; Experiências utilizando ferramenta síncrona na educação; Tutoria no curso TV na Escola e os Desafios de Hoje; Uso de ferramentas na docência no ensino superior; Evasão na EAD: relato de caso.
MERCADO, Luís P. (org). Experiências com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2006. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=5hyT1VAUEnAC&pg=PA87&dq=edufal&lr=#v=onepage&q=edufal&f=false
Fundamentos e Práticas na Educação a Distância
Os artigos demonstram a preocupação ao acesso pleno às TIC pelos professores formadores, tutores e alunos, enfatizando o desenvolvimento de uma cultura tecnológica que promova, junto aos envolvidos, uma prática pedagógica em ambientes tecnológicos, através de ações que favoreçam o desenvolvimento da fluência tecnológica para que possam participar de atividades a distância, com suporte no meio digital. Apresentam fundamentos e práticas nos diversos cenários da educação a distância presentes no trabalho docente. Capítulos: Do professor ao ciberprofessor do ensino superior na EAD: algumas aproximações; O tutor e as interações no ambiente virtual de aprendizagem; Elementos de análise d textos didáticos escritos para a educação a distância; Um modelo para a gestão da qualidade do material didático na educação a distância; Os estudos hermenêuticos e sua contribuição na avaliação da aprendizagem que ocorre em ambientes de formação online; Importância da mediação pedagógica nos textos didáticos escritos para a educação a distância; Utilização de casos na educação online; A formação de professores nos meios tecnológicos e midiáticos: um resgate da mídia rádio no ambiente escolar; Criação de ambientes educacionais em mundos virtuais de código aberto; Potencialidades do objeto de aprendizagem Visible Body para o processo de ensino e aprendizagem online; A atuação dos tutores na perspectiva dos alunos do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação; Inclusão digital através da Plataforma Moodle no Curso de Pedagogia a Distância da UAB/UFAL; A voz do professor: análise dos aspectos da expressividade verbal para a melhoria da qualidade das interações pedagógicas; Autoria coletiva na educação a distância: mudando paradigmas nas formas de ensinar e aprender; Em direção para um instrumento de avaliação da tutoria na educação online; Apropriação e uso das TIC pelos professores de graduação na modalidade a distância; Educação a distância nas teses e dissertações dos cursos de pós-graduação em educação brasileiros no período 1998-2007.
MERCADO, Luis P. Fundamentos e práticas na educaçao a distância. Maceió: Edufal, 2009.
ADAMS, Telmo; SCHÜTZ, Vitor A.; STAUB, Gilmar; MENEZES, Janaína. Tecnologias digitais e educação: para qual desenvolvimento? Educação Unisinos. v. 17, n. 1, p. 57 - 65, Jan./ Abr., 2013.
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