Plano de Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CENTRO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO/DOUTORADO EM EDUCAÇÃO



Disciplina

Código

C.Horária

Ano/Turma

Metodologia do Ensino Superior com TIC

EDU.123

4 horas

seg. 9-13 h

2020.2

M/D

 

Docente Responsável: Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com

Estagiário: Douglas Vieira de Almeida - douglaseducador@hotmail.com

Blog da Disciplina: https://mesticufal.blogspot.com/

Grupo no Whatsapp: MESTIC2020

Aulas Online: Plataforma Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Conferencia Web-RNP, RNP e Sigaa

Padlet Estratégias Didáticas com TIC: https://padlet.com/luispaulomercado/estrategiasdidaticastic

Portfólio Coletivo:  postagens das produções coletivas e individuais. Cada tópico terá um grupo responsável.

 

Ementa

O papel do docente na educação superior no contexto da cultura digital: competências digitais e didáticas, mediação pedagógica. O planejamento, docência e avaliação em aulas híbridas e online. Estratégias Didáticas com TIC. Planejamento da docência enfatizando o desenvolvimento de aulas inovadoras com TIC.

Objetivos

- Estudar os elementos teóricos e práticos do planejamento, currículo e avaliação com TIC, que possibilitem refletir e organizar a prática educativa no ensino superior;

- Refletir sobre o trabalho docente no ensino superior, propiciando a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberes didático-pedagógicos, numa perspectiva de compreensão crítica do papel do docente/pesquisador na dinâmica interna das IES;

- Investigar e experimentar metodologias para uso de TIC nas práticas pedagógicas envolvendo estratégias didáticas online centradas nos estudantes;

- Experienciar metodologias para uso de TIC na educação híbrida  e online e inserir materiais didáticos interativos e práticas pedagógicas renovadas nos cursos de formação de professores, a partir da utilização das TIC;

Conteúdos Programáticos

- Identidade e profissionalização do docente do ensino superior;

- Docência híbrida e online: competências digitais e didáticas, mediação pedagógica.

- Planejamento da docência: e-atividades de aprendizagem e estratégias didáticas em contextos híbridos, online e com sala de aula invertida.

- Avaliação da aprendizagem na educação híbrida e online: recursos online.

Cronograma de Aulas

Data

Conteúdo Programático

14 SET

Metodologia de trabalho da disciplina. Diretrizes Curriculares da área.

21 SET

Planejamento Educacional. Elaboração do Plano Individual da Disciplina.

28 SET

Docência do Ensino Superior: formação, competências e Habilidades.

05 OUT

Espaços de Atuação do Docente no Ensino Superior.

19 OUT

TIC no Ensino Superior: docência em contexto híbrido.

26 OUT

Educação Online: conceitos, características e fundamentos da aprendizagem.

09 NOV

Sequências Didáticas com Aplicativos de Tecnologias Móveis nas Aulas do Ensino Superior.

16 NOV

Estratégias Didáticas com TIC no Ensino Superior (EDTICES)

23 NOV

Seminários EDTICES1 e EDTICES2

30 NOV

Seminários EDTICES3 e EDTICES4

07 DEZ

Seminários EDTICES5 e EDTICES6

14 DEZ

Seminários EDTICES7 e EDTICES8

22 DEZ

Avaliação da Aprendizagem e Encerramento da disciplina

15 MAR

Entrega do artigo final da disciplina

 

Metodologia

A disciplina se dará na modalidade online, com aulas com debates a partir da leitura e análise crítica de textos, assistência de webnários, lives e realização de cursos MOOC com temáticas da disciplina, organização de seminários, atividades com uso de TIC, estudo dirigido em dupla e grupo com materiais online, elaboração de sequências didáticas e planos de aula, elaboração de artigo científico. A dinâmica da disciplina será experiencial, focada no processo de ensinar e aprender fazendo, valorizando a autonomia do mestrando/doutorando, no sentido de vivenciar estratégias didáticas usando TIC e instigar a exploração de recursos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na área do conhecimento e/ou componente curricular e/ou conteúdo abordado.

 

Avaliação

A avaliação será processual, valorizando as atividades realizadas nos momentos síncronos e assíncronos, envolvendo sistematização e organização prévia das atividades, implicando na participação contínua do mestrando/doutorando em todos estes momentos. Elaboração e apresentação de textos com qualidade de publicação sobre o tema escolhido. Serão realizados os seguintes trabalhos avaliativos:

 

Trabalho

Detalhamento

Plano de cursos elaborado para  disciplina híbrida ou online escolhida, na qual serão propostas aulas utilizando TIC (E-book 1).

O plano deverá conter ementa da disciplina, objetivos, conteúdos programáticos, metodologia, avaliação, bibliografia básica e complementar, cronograma de atividades (individual).

Infográfico História de Vida: docência com TIC.

Construção de infográfico com a história de vida enfocando a docência com TIC (individual).

Mapa conceitual do tema Docência no Ensino Superior (E-book 2).

Construção de mapa conceitual com a síntese das leituras realizadas no tema (dupla).

Atividades do Docente no Ensino Superior.

Videoaula elaborada em grupo.

Sequência didática com Aplicativos nas Aulas do Ensino superior (E-book 3).

Elaboração da sequência didática de uma aula no plano de curso individual,  envolvendo uso de aplicativo escolhido (indidual).

Construção no Padlet dos conteúdos da Estratégias Didáticas com TIC no Ensino Superior estudada.

Leitura do material disponibilizado ampliado com pesquisa webgráfica, acerca das possibilidades de uso da estratégia didática com TIC nas aulas do ensino superior (grupo).

Apresentação do Seminário Estratégias Didáticas com TIC no Ensino Superior.

Leitura do material disponibilizado ampliado com pesquisa webgráfica, acerca das possibilidades de uso da estratégia didática com TIC nas aulas do ensino superior (Grupo).

Propostas de aulas com estratégias didáticas usando TIC (E-book4).

Construção de plano de aula na disciplina individual usando a estratégia pesquisada (individual).

 

 

Artigo Final da disciplina

 

Elaboração de artigo individual ou em dupla: (a) propostas didáticas envolvendo estratégias didáticas com TIC no ensino superior; (b) TIC na educação híbrida e online; (c) narrativa da prática experiencial na disciplina.

Bibliografia Básica

ANDRE, Marli (org). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro (orgs). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando M. (orgs). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BATES, A. W. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

BOWDEN, J.; MARTON, F. Universidad: un espacio para el aprendizaje. Mas Allá de la calidad la competência. Madrid: Narcea, 2012.

CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020.

CARVALHO, Ana A. (org). App para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2015.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HOIRN, Michale B.; JOHNSON, Curtis W. Inovação na sala de aula: como a avaliação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2012.

COLL, César; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DEBAULD, Blasuis (org). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020.

DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA,.José A,; FERREIRA, Antonio G. Pedagogias digitais no ensino superior. Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Acadêmico: boas práticas no ensino superior. Coimbra: CINEP, 2020.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nick; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

EUROPEAN Commision/EACEA/Eurydice. Digital education at school in Europe. Eurydice Report. Luzemburg: Publications Office of the European Union, 2019.

FILATRO, Andres; CAVALCANTI, Carlolina C. Metodologias inova-tivas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2016.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KLAFKE, Guilherme F.; FEFERBAUM, Marina. Metodologias ativas em Direito: guia prático para o ensino jurídico participativo e inovador. São Paulo: Atlas, 2020.

KOLB, David A. Experimental learning: experience as the source of learning and development. 2.ed. New Jersey; Pearson Education, 2015.

LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTÍN-GONZÁLEZ,, M. (Ed.). Buenas prácticas sobre la universidad digital. Madrid: Cátedra Unesco de Gestión y Política Universitaria, 2016.

MASETTO, Marcos (org). Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012.

MASETTO, Marcos T. (org). Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MEDINA, J. L. (coord). La docência universitária mediante el enfoque del aula invertida. Barcelona: Otaedro/ICE, 2016.

MERCADO, Luis P. Las tecnologias de la información y la comnicación en la enseñanza y aprendizaje de la Educación Física. Análisis Carolina, 44/2020. Serie Formación Virtual. Madrid: Fundación Carolina, 2020. Disponible en:  https://www.fundacioncarolina.es/wp-content/uploads/2020/07/AC-44.-2020.pdf

MILL, Daniel (org). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão critica. Campinas: Papirus, 2012.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R.; OLIVEIRA, Marcia R. (orgs). Polidocencia na educação a distancia: múltiplos enfoques. São Carlos: Edufscar, 2010.

MIRANDA Gilbero J.; LEAL, Edvalda A.; CASA NOVA, Silvia P. Revolucionando a docência universitária: orientações, experiências e teorias para a prática docente em negócios. São Paulo: Atlas, 2018.

NOGUEIRA, Daniel R.; LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula 2: novas metodologias ainda mais ativas. São Paulo: Atlas, 2020.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Lições da sala de aula virtual: as realidades do ensino on-line. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2015.

PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Lea G. Docência no ensino superior. 5ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, M. (org). Formação de professores para docência online. São Paulo: Loyola, 2012.

SILVA, Marco (org), Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2006.

TALBET, Robert. Guia para utilização de aprendizagem invertida no ensino superior. Porto Alegre: Penso, 2019.

VERAS, Marcelo (org.). Inovação e métodos de ensino para nativos digitais. São Paulo: Atlas, 2011.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para la ensenânza de las competências. Barcelona, Graó, 2014.

ZABALZA, Miguel B.; MENTGES, Manuir; VITÓRIA, Maria I. (orgs). Engagement na educação superior. Porto Alegre: Edipucrs, 2018.

 

Bibliografia Complementar

AGUADED, J. Ignácio; CABERO, Julio (coords). Tecnologias y medios para la educacion en la e-sociedad. Madrid: Alianza Editorial, 2013.

ALMEIDA, Maria Elizabeth B.; DIAS, Paulo; SILVA, Bento D. (orgs). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013.

ALMEIDA, Maria I. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

ARAUJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (orgs). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.

BEHAR, Patricia A. (org). Recomendação pedagógica em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino e aprendizagem. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

BOUDETT, Kathryn P.; VITY, Elizabeth, A.; MURNANE, Richard J. Data wise: a step-by-results to improve using assessment results to improve teaching and learning. Haward Education, 2013.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuine. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAMPOS, Flávio R.; BLIKSTEIN, Paulo (orgs). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.

CASANOVA CARDIEL,  Hugo (Coord.). Educación y pandemia: una visión académica. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, 2020. Disponível em: https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf.

CLARO, Magdalena; MIZALA, Alejandra. Propuestas educacion mesa social COVID-19: didacticas para la proximidad aprendiendo en tiempo de crisis. Santiago de Chile: Universidad do Chile, 2020.

FERDING, Richard E.; BAUMGARTNER, Emily; HARTSHORNE, Richard; KAPLAN-RAKOWSKI, Regina; MOUZA, Chrystalla (Eds.). Teaching, technology, and teacher education during the COVID-19 pandemic: stories from the field. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2020. https://www.learntechlib.org/p/216903/

GARCÍA-PEÑALVO, Francisco J.; CORELL, Alfredo; ABELLA-GARCIA, Víctor; GRANDE, Mario. Online assessment in higher education in the time of COVID-19. Education in the knowledge society, 21,  article 12. Universida de Salamanca, 2020.

LIBERALI, Fernanda C.; FUGA, Valdite P.; DIEGUES, Ulysses C.; CARVALHO, Márcia P. (Orgs.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Pontes, 2020.

MERCADO, L. P.; VIANA, M.A. Projetos utilizando internet: a metodologia webquest na prática. Maceió: Q Gráfica/Marista. 2004.

MERCADO, Luis P.; VIANA, Maria A.; PIMENTEL, Fernando S. (Orgs.) Estratégias didáticas e as TIC: ressignificando as práticas na sala de aula. Maceió: Edufal, 2018.

MIZUKAMI, Maria G.; REALI, Aline M. (org). Docência na contemporaneidade: aprender, ensinar e aprender a ensinar. Curitiba: CRV, 2018.

MUNHOZ, Antonio S. ABP - Apendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

PEREZ-GOMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2013.

RIBEIRO, L. R. A aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior Universidade Federal de São Carlos: EduFSCar; 2008.

SALES, Mary V. (org). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2020.

UNESCO. IESALC. COVID-19 y educación superior: de los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. Paris: Unesco: Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe, 2020. Disponível em: http://www.guninetwork.org/files/covid-19-060420-es-2.pdf.


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