UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO/DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
Disciplina |
Código |
C.Horária |
Ano/Turma |
Metodologia do Ensino Superior com TIC |
EDU.123 |
4 horas seg. 9-13 h |
2020.2 M/D |
Docente Responsável: Dr. Luís Paulo
Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com
Estagiário:
Douglas Vieira de Almeida - douglaseducador@hotmail.com
Blog
da Disciplina: https://mesticufal.blogspot.com/
Grupo
no Whatsapp: MESTIC2020
Aulas
Online: Plataforma Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Conferencia Web-RNP, RNP
e Sigaa
Padlet
Estratégias Didáticas com TIC: https://padlet.com/luispaulomercado/estrategiasdidaticastic
Portfólio
Coletivo: postagens das produções
coletivas e individuais. Cada tópico terá um grupo responsável.
Ementa
O
papel do docente na educação superior no contexto
da cultura digital: competências digitais e didáticas, mediação pedagógica. O
planejamento, docência e avaliação em aulas híbridas e online. Estratégias
Didáticas com TIC. Planejamento da docência enfatizando o desenvolvimento de
aulas inovadoras com TIC.
Objetivos
- Estudar os elementos teóricos e
práticos do planejamento, currículo e avaliação com TIC, que possibilitem
refletir e organizar a prática educativa no ensino superior;
- Refletir sobre o
trabalho docente no ensino superior, propiciando a articulação dos
conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberes didático-pedagógicos,
numa perspectiva de compreensão crítica do papel do docente/pesquisador na
dinâmica interna das IES;
-
Investigar e experimentar metodologias para uso de TIC nas práticas pedagógicas
envolvendo estratégias didáticas online centradas nos estudantes;
- Experienciar
metodologias para uso de TIC na educação híbrida e online e inserir materiais didáticos interativos e práticas
pedagógicas renovadas nos cursos de formação de professores, a partir da
utilização das TIC;
Conteúdos Programáticos
- Identidade
e profissionalização do docente do ensino superior;
- Docência híbrida e online:
competências digitais e didáticas, mediação pedagógica.
- Planejamento da docência: e-atividades
de aprendizagem e estratégias didáticas em contextos híbridos, online e com
sala de aula invertida.
- Avaliação da aprendizagem na educação híbrida e
online: recursos online.
Cronograma de Aulas
Data |
Conteúdo
Programático |
14 SET |
Metodologia de trabalho da disciplina. Diretrizes
Curriculares da área. |
21 SET |
Planejamento Educacional. Elaboração do Plano Individual
da Disciplina. |
28 SET |
Docência do Ensino Superior: formação, competências e
Habilidades. |
05 OUT |
Espaços de Atuação do Docente no Ensino Superior. |
19 OUT |
TIC no Ensino Superior: docência em contexto híbrido. |
26 OUT |
Educação Online: conceitos, características e fundamentos
da aprendizagem. |
09 NOV |
Sequências Didáticas com Aplicativos de Tecnologias Móveis
nas Aulas do Ensino Superior. |
16 NOV |
Estratégias Didáticas com TIC no Ensino Superior (EDTICES) |
23 NOV |
Seminários EDTICES1 e EDTICES2 |
30 NOV |
Seminários EDTICES3 e EDTICES4 |
07 DEZ |
Seminários EDTICES5 e EDTICES6 |
14 DEZ |
Seminários EDTICES7 e EDTICES8 |
22 DEZ |
Avaliação da Aprendizagem e Encerramento da disciplina |
15 MAR |
Entrega do artigo final da disciplina |
Metodologia
A disciplina se dará na modalidade online, com aulas
com debates a partir da leitura e análise crítica de textos, assistência de
webnários, lives e realização de cursos MOOC com temáticas da disciplina,
organização de seminários, atividades com uso de TIC, estudo dirigido em dupla
e grupo com materiais online, elaboração de sequências didáticas e planos de
aula, elaboração de artigo científico. A dinâmica da disciplina será experiencial,
focada no processo de ensinar e aprender fazendo, valorizando a autonomia do
mestrando/doutorando, no sentido de vivenciar estratégias didáticas usando TIC
e instigar a exploração de recursos para potencializar o processo de ensino e
aprendizagem na área do conhecimento e/ou componente curricular e/ou conteúdo
abordado.
Avaliação
A avaliação será processual,
valorizando as atividades realizadas nos momentos síncronos e assíncronos,
envolvendo sistematização e organização prévia das atividades, implicando na
participação contínua do mestrando/doutorando em todos estes momentos. Elaboração e apresentação de textos com qualidade de
publicação sobre o tema escolhido. Serão realizados os seguintes trabalhos
avaliativos:
Trabalho |
Detalhamento |
Plano de cursos elaborado para disciplina híbrida ou online escolhida, na
qual serão propostas aulas utilizando TIC (E-book 1). |
O plano deverá conter ementa da disciplina, objetivos, conteúdos
programáticos, metodologia, avaliação, bibliografia básica e complementar,
cronograma de atividades (individual). |
Infográfico História de Vida: docência com TIC. |
Construção de infográfico com a história de vida enfocando a docência
com TIC (individual). |
Mapa conceitual do tema Docência no Ensino Superior (E-book 2). |
Construção de mapa conceitual com a síntese das leituras realizadas no
tema (dupla). |
Atividades do Docente no Ensino Superior. |
Videoaula elaborada em grupo. |
Sequência didática com Aplicativos nas Aulas do Ensino superior
(E-book 3). |
Elaboração da sequência didática de uma aula no plano de curso
individual, envolvendo uso de
aplicativo escolhido (indidual). |
Construção no Padlet dos conteúdos da Estratégias Didáticas com TIC no
Ensino Superior estudada. |
Leitura do material disponibilizado ampliado com pesquisa
webgráfica, acerca das possibilidades de uso da estratégia didática com TIC
nas aulas do ensino superior (grupo). |
Apresentação do Seminário Estratégias Didáticas com TIC no Ensino
Superior. |
Leitura do material disponibilizado ampliado com pesquisa
webgráfica, acerca das possibilidades de uso da estratégia didática com TIC
nas aulas do ensino superior (Grupo). |
Propostas de aulas com estratégias didáticas usando TIC (E-book4). |
Construção de plano de aula na disciplina
individual usando a estratégia pesquisada (individual). |
Artigo Final da disciplina
|
Elaboração de artigo individual ou em dupla: (a)
propostas didáticas envolvendo estratégias didáticas com TIC no ensino
superior; (b) TIC na educação híbrida e online; (c) narrativa da prática
experiencial na disciplina. |
Bibliografia Básica
ANDRE,
Marli (org). Práticas inovadoras na
formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.
BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro (orgs). STEAM em sala de aula: a aprendizagem
baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre:
Penso, 2020.
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias
ativas para uma educação inovadora: uma
abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BACICH,
Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando M. (orgs). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto
Alegre: Penso, 2015.
BATES,
A. W. Educar na era digital: design,
ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
BOWDEN,
J.; MARTON, F. Universidad: un
espacio para el aprendizaje. Mas Allá de la calidad la competência. Madrid:
Narcea, 2012.
CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e
estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE,
2020.
CARVALHO, Ana A. (org). App para dispositivos móveis: manual
para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da
Educação/DGE, 2015.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HOIRN, Michale
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de aula: como a avaliação disruptiva muda a forma de aprender. Porto
Alegre: Bookman, 2012.
COLL, César; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as
tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DEBAULD, Blasuis (org). Metodologias ativas no ensino superior: o
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DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA,.José A,;
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no ensino superior. Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Acadêmico: boas
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DUDENEY,
Gavin; HOCKLY, Nick; PEGRUM, Mark. Letramentos
digitais. São Paulo: Parábola, 2016.
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FILATRO, Andres; CAVALCANTI, Carlolina C. Metodologias inova-tivas na educação
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HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva
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KLAFKE, Guilherme F.;
FEFERBAUM, Marina. Metodologias ativas
em Direito: guia prático para o ensino jurídico participativo e inovador.
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KOLB, David A. Experimental learning: experience as the source of learning and
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LEAL, Edvalda A.; MIRANDA,
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NOGUEIRA, Daniel R.; LEAL, Edvalda A.;
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ZABALZA, Miguel B.; MENTGES, Manuir;
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Bibliografia
Complementar
AGUADED, J. Ignácio; CABERO, Julio
(coords). Tecnologias y medios para la
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ALMEIDA, Maria Elizabeth B.; DIAS, Paulo; SILVA, Bento D. (orgs). Cenários
de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013.
ALMEIDA,
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superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.
ARAUJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva
(orgs). Aprendizagem baseada em
problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
BEHAR, Patricia A. (org). Recomendação pedagógica em educação a
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BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino e aprendizagem.
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MERCADO, Luis
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MIZUKAMI, Maria G.; REALI, Aline M. (org).
Docência na contemporaneidade: aprender,
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MUNHOZ,
Antonio S. ABP - Apendizagem Baseada em
Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e
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PEREZ-GOMEZ, Ángel I. Educação na era
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PRENSKY,
Marc. Aprendizagem baseada em jogos
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RIBEIRO, L. R. A aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no
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SALES,
Mary V. (org). Tecnologias digitais,
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UNESCO. IESALC. COVID-19 y educación superior: de los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. Paris: Unesco: Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe, 2020. Disponível em: http://www.guninetwork.org/files/covid-19-060420-es-2.pdf.
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