sexta-feira, 25 de setembro de 2020

05 Outubro 2020 - Construção de Mapa Conceitual - Docência do Ensino Superior



Sistematize as leituras de referência trabalhadas no grupo, utilizando o recurso do mapa conceitual - ferramentas visuais que objetivam organizar e representar o conhecimento - focando o tema O Docente do Ensino Superior, abordando: identidade, formação, competências e habilidades frente a era digital. 



MERCADO, Luís P. 
Mapas como ferramentas de letramento digital: experiências em disciplinas da graduação e pós-graduação voltadas para a formação de professoresAnais IV Conapesc... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56975


Construa um mapa conceitual, a partir das leituras, debates em sala de aula e das categorias:

a. Ser docente do ensino superior

b. Construção da identidade do docente do ensino superior

c. Formação necessária ao docente do ensino superior

d. Saberes necessários ao docente, além do conhecimento específico da disciplina.

e. Atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e representação/consultorias institucionais inerentes ao trabalho do docente do ensino superior.

f. Caracterização do docente-pesquisador e pesquisador-docente no Cenário da Educação Superior.

Ferramentas para elaboração de mapas conceituais:

Bubbl.us – https://bubbl.us

Cmap Tools – http://cmap.ihmc.us/

Coggle – https://coggle.it/

Creatily – http://creately.com



Gliffy – www.gliffy.com


Mind42 – http://mind42.com






Popplet – http://popplet.com/

Stormbioard – www.stormboard.com

Wisemapping – www.wisemapping.com


Leituras complementares:

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente In: MASETTO, Marcos T. (org). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

PIMENTA, Selma G. A profissão professor universitário: processo de construção da identidade docente. In: CUNHA, Maria I. et al (org). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009, p. 33-55.

RAMOS, Katia M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010, p. 19-59.

Nenhum comentário:

Postar um comentário