sábado, 3 de outubro de 2020

12 Outubro 2020 - Competências e Atividades do Docente Universitário

O docente universitário está inserido num cenário com inúmeras possibilidades de atuação, fundadas na titulação, experiência (expertise), produção científica reconhecida pelos pares, meritocracia e oportunidades. 




As principais atividades desenvolvidas pelo docente universitário são: divulgação científica, produção científica, produções técnicas, gestão acadêmica/universitária, orientação e supervisão de estudantes, participação em bancas e comissões julgadoras, pesquisa e formação de pesquisadores, business, relações institucionais, docência, atividades técnicas e serviços, atividades de extensão, participação de bancas e comissões julgadoras, cidadania acadêmica, avaliação institucional.


1. Pesquise materiais sobre o tema destinado a cada dupla.
Educa – FCC - http://educa.fcc.org.br/

2. Convide um docente universitário e realize uma entrevista com ele utilizando uma das seguintes ferramentas: Instagram, Facebook, Whatszapp, Telegram, Twitter ou em vídeo. Roteiro da entrevista: (1) Quem será entrevistado; (2) Ferramenta de comunicação a ser utilizada; (3) 3 a 5 Perguntas elaboradas pelos entrevistadores, referentes a atuação no ensino superior no tipo de atuação designado a cada grupo. Poste o resultado no grupo da disciplina.

 

Grupo

Pesquisa

Isis

Otávio

Valdick

Gestão Acadêmica/Universitária: exercício de cargos administrativos e de representação, participação em Conselhos e Colegiados, comissões diversas. Mobilização de subordinados e pares rumo aos objetivos grupais e organizacionais; domínio de processos administrativos e burocráticos em nível meso macro organizacional. Componentes principais: cognitivo, comportamental, ético e político. Gestão de equipes de projetos com alta escala de atendimento (formadores, pesquisadores, monitores e técnicos).

Helena

Lídia

Vagner

Orientações e supervisões de estudantes: trabalhos de conclusão de cursos (TCC), iniciação científica (PIBIC), iniciação a docência (PIBID), iniciação tecnológica (PIBIT), bolsas diversas para graduação, monografias (especialização), dissertação (mestrado), tese (doutorado), relatórios de pós-doutorado.

Jonatha

Nancy

Paula


Produções técnicas: assessorias, consultorias, construção de softwares, elaboração de produtos tecnológicos, processos e técnicas, ministração de cursos de curta duração, desenvolvimento de material didático ou instrucional, editoração, manutenção de obra artística, participação em entrevistas e programas de televisão, elaboração de relatórios técnicos de pesquisa, criação, manutenção e elaboração de conteúdos em redes sociais, websites e blogs, organização de eventos, congressos, exposições e feiras.

Lilian

Lorrany

Mayara

Produção científica: coordenação de grupos de pesquisa, escrita e revisão de artigos para publicação em periódicos, livros e capítulos, matérias jornalísticas (entrevistas) trabalhos apresentados e publicados em anais de congressos, traduções, elaboração de apresentação de obras (prefácio, posfácio), avaliação ad-hoc.

Andre

Raquel

Ritaciro

Divulgação científica: membro de corpo editorial, avaliador de periódicos, trabalhos de congressos, editor e revisor de periódicos.

Fabrício

Ludmilla

Patrícia

Avaliação institucional: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso, credenciamento Institucional de IES, credenciamento e renovação de credenciamento de EaD, Avaliação de polos de EaD.

Adriana

Jamile

Rafaelle

Participação de Bancas e Comissões Julgadoras: avaliação de trabalhos acadêmicos, concursos de professores, elaboração de provas, elaboração de conteúdos para concursos, Comitês de avaliação de Fomento a Pesquisa (FINEP, CAPES, CNPQ, FAPEAL).

Adalberto

José Fábio

Joyce

Luiz C.

Pesquisa e Formação de Pós-Graduandos: domínio de abordagens, métodos e técnicas de pesquisa; respeito ao objeto de pesquisa. componentes principais: cognitivo, funcional, comportamental e ético. Conduz pesquisas regularmente. Apresenta trabalhos em eventos profissionais acadêmicos. Orienta projetos de pesquisa de pós-graduandos.


Business- busca de financiamentos, negociação de projetos e convênios, assessorias, participação em diversas instancias e entidades cientificas.

Relações institucionais: representar a IES; criação e manutenção de rede de relações com outras instituições. Representação na própria e  nas inúmeras áreas em que é exigida até a criação e a manutenção de uma ampla rede de relações com outras IES, empresas e instituições, buscando reforçar o caráter técnico e prática da formação e em alguns casos, seu caráter internacional.

Docência: domínio da cena na sala de aula presencial e virtual – tradução dos conteúdos para a linguagem e conteúdos dos alunos. Componentes principais: cognitivo e funcional. Pesquisa abordagens inovadoras de ensino. Prepara materiais didáticos. Desenvolve e ensina novos cursos.

Atividades Técnicas e serviços: coordena eventos, conduz estudos para agências de fomento. Fornece testemunha expert. Contribui para aplicações tecnológicas ao campo.

Extensão: formação da aproximação da IES em relação à sociedade, focalizada nas ações extensionistas; mobilização de sujeitos. Componentes principais: funcional, comportamental e ético.

Cidadania Acadêmica: participa em reunião de pares (peer review). É ativo em organizações profissionais ou baseada em disciplinas. Exerce papel importante na revisão curricular da sua unidade acadêmica. Conduz estudos para resolver problemas departamentais.

Sugestões de Perguntas
Divulgação científica
1. Como é a produção de artigos científicos? Quantas produções por ano são exigidas pela IES?
2. Porque é exigido do docente universitário escrever livros e artigos científicos?
3. Quais os principais desafios no percurso da publicação de um livro?
4. Quantos artigos o(a) senhor(a) consegue produzir em um ano e em que Qualis Cpes eles se enquadram?
5. Tudo que é produzido na Academia pode ser chamado de produção científica?
6. Quais os principais desafios que o docente do ensino superior enfrenta quanto à produção e divulgação científica?
7. Qual a sua avaliação sobre a produção e divulgação científica feita pelas IES?
8. O que o(a) senhor(a) considera na avaliação de um artigo científico?
9. Como é o processo de revisão de artigos científicos? Quanto tempo é necessário para esta atividade?
10. A avaliação de artigos para periódicos requer um maior compromisso ético no trabalho que está sendo realizado?
11. Ser parecerista é uma oportunidade para amadurecer mais como pesquisador?

Produção científica
1. Como a pesquisa pode melhorar o desempenho do estudante?
2. Como o(a) senhor(a) se tornou pesquisador?
3. Que dificuldades enfrenta na realização de uma pesquisa?
4. Como administra cenários adversos na pesquisa?
5. Como administra o trabalho em projetos de pesquisas simultâneos?
6. Quais entraves enfrenta como pesquisador?
7. Que atividades realiza na Coordenação de Grupo de Pesquisa?
8. As pesquisas realizadas atendem ou se distanciam da Sociedade?
9. Um dos requisitos fundamentais e inerentes à Universidade é a pesquisa. Como o(a) senhor(a), na função de docente administra essa necessária obrigação?
10. Existe algum número recomendado de pesquisas a serem desenvolvidas pelo docente? Quantas pesquisas devem ser realizadas para suprir a necessidade imposta pela instituição em relação ao tempo estipulado?
11. Como o (a) senhor (a) consegue estabelecer em seus estudantes a noção de autonomia necessária à prática da pesquisa?
12. O(a) senhor(a) elencaria a pesquisa como aspecto crucial na formação da identidade do cocente? Porque?
13. O(a) senhor(a) costuma investir em novas metodologias no desenvolvimento de suas pesquisas ou foca apenas um modelo metodológico que julga mais coerente e adequado?
14. Como o(a) senhor(a) consegue organizar o grupo de pesquisa dentro da carga horária como docente?

Gestão Acadêmica Universitária
1. Quais atividades executa como Coordenador de Curso? Para exercê-las, cite as competências, habilidades e conhecimentos que foram adquiridos ao longo do seu percurso como gestor?
2. De que forma a docência contribui na execução das atividades como gestor?
3. O(a) senhor(a) considera que existem competências essenciais específicas para auxiliar os docentes no desempenho de atividades de gestão universitária? Quais?
4. Qual a importância da gestão universitária para a docência e para o discente?
5. O docente universitário está inserido num cenário com inúmeras possibilidades de atuação e muitas dessas atividades não são visualizadas, discutidas e computadas na carga horária do trabalho docente. Quais as principais atividades desenvolvidas pelo docente universitário e desafios que enfrenta na atividade profissional?
6. Como o(a) senhor(a) ingressou na Coordenação do Curso?
7. O(a) senhor(a) teve alguma preparação/formação para atuar na Coordenação de Curso?
8. Qual é a sua forma de gestão?
9. Qual é o nível de autonomia na sua gestão?
10. Recebe algum recurso financeiro? Como são aplicados? Qual controle é feito?
11. Quais os principais desafios na Coordenação Acadêmica de Curso ou em outros cargos de gestão?
12. Como o(a) senhor(a) se vê diante de novas competências que lhe são atribuídas pelo exercício da Coordenação?
13. Como conciliar as atividades de gestão com as de docente?
14. Diante de tantas tarefas além das que já são próprias do exercício da função docente, quais dificuldades percebe nas atividades de gestão acadêmica?
15. Quais as competência necessárias para o docente atuar em cargos administrativos?
16. As funções administrativas agregadas ao exercício docente no ensino superior tornam a atuação mais complexa. Por que?.

Orientações e supervisões
1. Quanto teve seu primeiro orientando, recebeu alguma formação da Coordenação do Curso ou da instituição?
2. No que se baseia para desenvolver a orientação de estudantes?
3. Qual sua experiência de orientação de TCC, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado?
4. Qual o processo de orientação e supervisão do docente exercida ao estudante? Até onde o docente pode executar sua orientação?
5. Um dos principais papéis do docente universitário, além do ensino e pesquisa, é a orientação de estudantes, desde a graduação até o doutorado. Neste contexto, qual foi a sua principal impressão ao voltar ao meio acadêmico não mais como orientando (estudante), mas como orientador de estudantes?
6. Quais são as principais dificuldades enfrentadas durante o processo de orientação? Como as enfrenta?

Participação de Bancas e Comissões Julgadoras
1. Como o(a) senhor(a) avalia um docente universitário na prova didática do concurso público?
2. Decidir, julgar um processo, avaliar, emitir opinião, formular um juízo, entre outros, fazem parte da Comissão Julgadora. Qual seu papel diante desse julgamento? Como ele é constituído e quais dificuldades numa participação em banca de concurso?
3. Qual a importância pessoal e/ou profissional da participação do docente universitário em bancas de concursos públicos?

Avaliação institucional
1. Quais as principais dificuldades que um docente universitário enfrenta como avaliador institucional e de cursos?
2. O(a) senhor(a) já participou de alguma avaliação institucional? Quais são os erros mais recorrentes encontrados no processo de autorização e reconhecimento das IES e de cursos?
3. Quais os requisitos para ser avaliador institucional do INEP?
4. Que atividades o avaliador institucional realiza no seu trabalho?
5. Quanto tempo um docente do ensino superior pode permanecer como avaliador institucional do INEP?
6. O INEP oferece capacitação aos avaliadores institucionais e de cursos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário