domingo, 25 de outubro de 2020

26 outubro 2020 - Educação a Distância Online: conceitos, características e fundamentos

 

Apresentação do tema Educação a Distância Online: conceitos, características e fundamentos, na qual são desenvolvidos os seguintes assuntos: paradigmas na EaD; desafios e dificuldades na educação online; o docente universitário e a EaD; docente online e a interatividade na EaD; competências e habilidades do estudante online; AVA; comunidades virtuais de aprendizagem. Desafios, cenários, formas de atuação, estratégias necessárias para ensinagem na educação online, competências que o docente/tutor precisam desenvolver para professorar em contextos online.


Textos para leitura:

Decreto nº 9.057/2017, revoga o Decreto nº 5.622/2005, que regulamenta o artigo 80 da LDBEN. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm

Parecer CNE/CP nº 11/2020 - Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192

ARRUDA, Eucídio P. Reflexões sobre a Política Nacional de Formação de Professores a distância e o enfraquecimento da EaD pública pelaUniversidade Aberta do Brasil (UAB). Educação, Santa Maria, v.43, n. 41, p. 823-842, out/dez, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32607

GARCIA ARETIO, Lorenzo. COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamento y posconfinamiento. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 2021, vol 24, n.1, version preprint. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/28080/21886

ARAUJO, Claudia H.; PEIXOTO, Joana. Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais da informação e da comunicação. ETD- Educ. Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 2, p. 404-417. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/13322

HARASIM. Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da Faaeba – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.24, n. 44, p.25-39, jul/dez, 2015. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1818/1232

MERCADO, Luis P. Tecnologias digitais e educação a distância: letramento digital e formação de professores. In: CAVALCANTE, Maria Marina et al (orgs). Didática e Práticas de Ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Endipe Livro 4 – Fortaleza: Eduece, 2015, p. 328-346. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/21.%20TECNOLOGIAS%20DIGITAIS%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20DIST%C3%82NCIA_%20LETRAMENTO.pdf

MOREIRA, José A.; HENRIQUES, Susana. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, 34, p. 351-364, jan/abr. 2000. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228

SÁ, Helena; SILVA, Marco. Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online. Rev. Diálogos Educ., Curitiba, v.13, nº 38, p. 139-159, jan/dez 2013. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7635&dd99=view&dd98=pb

SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco (org). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 53-75.

SILVA, Marco; CILENTO, Sheilane A. Formação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de caso. Revista da Faaeba – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 207-218, jul/dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1042/720

 

Exemplo de Curso Online no AVA Moodle

Curso Formação de Professores para a Docência Online, disponível no Moodle Sala de Aula Interativa: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/course/view.php?id=11


Leitura sobre o AVA Moodle:

Moodle: um sistema de gerenciamento de cursos (Versão 1.5.2+) de Athail Rangel Pulino Filho, da Universidade de Brasília, disponível em: http://www4.tce.sp.gov.br/ecp/sites/default/files/manual-completo-moodle.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário