quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Whatsaula - Debate a partir da análise de vídeos


Nesta atividade exploraremos o conceito Whatsaula e as possibilidades de usá-la para aulas online. Analisaremos os cenários e possibilidades de aprendizagem com TDUC trazidas nos dois vídeos escolhidos.

Documentário Nação Digital

O documentário Nação Digital analisa a vida na fronteira virtual: mostra escolas que optaram por uma educação multimídia, analisam o exemplo da Coréia do Sul, as consequências da revolução digital, os aviões dos EUA controlados remotamente  nas guerras no Afeganistão e Iraque. Investiga mudanças sociais ocorridas a partir da internet. Mostra as dificuldades de professores em desconectar estudantes das redes sociais para conectá-los às aulas. Discute o significado de viver no mundo digital do século 21, as implicações de viver em um mundo tecnológico, o impacto da conectividade constante, as relações humanas, profissionais e de lazer neste contexto. 


O documentário inicia quando a produtora do filme, Rachel Dretzin, conta que a ideia de pesquisar as relações que estamos travando com a tecnologia lhe ocorreu após observar a família. O filho mais velho brincava com um notebook e os dois menores jogavam no iPhone da mãe, enquanto o marido dela trabalhava no computador. Todos reunidos na sala, mas nenhum deles parecia estar ali. Ela parte desse ponto, com ajuda do amigo e jornalista Douglas Rushkoff, para investigar que tipo de relação estamos criando com as tecnologias digitais.

Vídeo Bridging Our Future (Intel)

O vídeo Bridging Our Future, mostra situações de sala de aula com tecnologias gamificadas centradas na aprendizagem colaborativa e individualizada. 


 

O documentário Nação Digital que retrata cenários ainda da educação presencial com TDIC antes da pandemia e o vídeo da Intel mostrando situações de aprendizagem ativa. Anotem o que viram de interessante nos dois vídeos.

No grupo MESTIC no Whatsapp realizaremos uma Whatsaula debatendo em três perguntas, os cenários e perspectivas de aprendizagem apresentadas e faremos uma análise com as contribuições colaborativas.

1. No primeiro dia contextualizamos o documentário e vídeo relacionando com o ensino superior.

As interações captaram os pontos principais destes tempos antes da pandemia que se ampliaram com as soluções trazidas na pandemia como o uso em tempo real de TDIC para todos os processos de aprendizagem.
A chamada geração digital e a forma de atuar como multitarefa esta sendo estudado em muitas pesquisas da área de Neurociências. Os processos educativos, mais do que nunca precisam ser repensados principalmente no que se refere a motivação do estudante neste cenário multimidiatico.

2. Como professor universitário, diante do contexto do estudante multitarefa em situações de aprendizagem, que estratégias usar para “desconectar os estudantes das redes sociais ou tecnologias digitais, para conectá-los às aulas”?
As interações e provocações mostram possibilidades e cuidados que precisamos ter ao usar as TDIC na nossa prática pedagógica.

3. Como utilizar as estratégias e tecnologias mostradas nos vídeos em uma aula do meu plano de ensino que está no ebook 1?


Nenhum comentário:

Postar um comentário