segunda-feira, 30 de novembro de 2020

23 Novembro 2020 - Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning

 

Webinário "EDTICES Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning", apresentado por André, Lídia e Patricia.



Leituras indicadas:

A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? - http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08

Docência na Educação Superior e suas articulações com a metodologia da aprendizagem baseada em problemas – http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro2/DOC%C3%8ANCIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20SUPERIOR%20E%20SUAS%20ARTICULA%C3%87%C3%95ES%20COM%20A%20METODOLOGIA%20DA%20APRENDIZAGEM%20BASEADA%20EM%20PROBLEMAS.pdf

Uso de Métodos Ágeis e Aprendizagem Baseada em Problema no Ensino de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência

http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5148

Estratégia educacional baseada em problemas para grandes grupos: relato de experiência – http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n4/1981-5271-rbem-39-4-0607.pdf

O Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle- http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n1/a16v35n1.pdf

Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232009000400024&script=sci_arttext

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) – uma proposta inovadora para os cursos de Engenharia - http://nogueira.eti.br/profmarcio/obras/publicado_1474.pdf

Aprendizagem baseada em problemas em ressuscitação cardiopulmonar: suporte básico de vida - http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n4/v42n4a22.pdf

Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino de química toxicological. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0100-40422011000700029&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

O Ensino da Saúde Coletiva no Método de Aprendizagem Baseado em Problemas: uma Experiência da Faculdade de Medicina de Marília - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022006000300004&script=sci_arttext

Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina: uma revisão bibliográfica - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022009000300014&script=sci_arttext

O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000200014

Transição paradigmática na Educação Médica: um olhar construtivista dirigido à Aprendizagem Baseada em Problemas- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200015

Relato de experiência de um novo modelo curricular: Aprendizagem Baseada em Problemas, implantada na Unidade Educacional do Sistema Endocrinológico na 2ª Série do Curso Médico da Faculdade de Medicina de Marília - FA M E M A - http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&nextAction=lnk&base=LILACS&exprSearch=393702&indexSearch=ID&lang=p

Inovando no ensino de Administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) - http://www.scielo.br/pdf/cebape/v6nspe/v6nspea04.pdf

Diagnóstico de Enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas – http://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n4/pt_12.pdf

Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno – http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n2/aop478.pdf

O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente – http://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23475

Aprendizagem baseada em problemas por meio da temática coronavirus: uma proposta para o ensino de Química. https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8855/4132

Problem based learning: um modelo para o ensino e a aprendizagem de teorias organizacionais. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11437/7300

A importância da avaliação por pares e auto avaliação em ABP Aplicada a um curso de administração. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10347/7303

Leituras e interpretação de texto nas questões da Olímpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/247789

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário