sábado, 14 de novembro de 2020

16 Novembro 2020 - Estratégias Didáticas com TDIC no Ensino Superior

Vamos conhecer diferentes estratégias didáticas no ensino superior, seus fundamentos teóricos e elaborar webinários (seminários onlines) com aulas utilizando a estratégia didática estudada.



As estratégias didáticas podem ser divididas em centradas no professor (magistrais) ou centradas nos estudantes (metodologias ativas).

 

As estratégias didáticas centradas no professor mais utilizadas são: aula expositiva, estudo dirigido e o diálogo socrático.

 

As estratégias didáticas centradas nos estudantes são, dentre outras: 

- aprendizagem com pesquisa;

- aprendizagem por descoberta (experimentação);

- aprendizagem baseada em problemas (ABP ou PBL); 

- aprendizagem por projetos: webquest, caça ao tesouro, webgincana e web inquirity Project;

- aprendizagem com games; 

- aprendizagem com casos; 

- aprendizagem com dramatização; 

- aprendizagem em grupos de discussão (seminários) e debates;

- aprendizagem com simulação;

- aprendizagem com estudo do meio;

- comunidades de aprendizagem em redes sociais;

- pesquisa colaborativa.



Leituras para aprofundamento (disponibilizados no e-mail):

SOUSA, Edileusa G.; LEAL, Edvalda A. Visita técnica: uma viagem pela teoria-prática-ensino-aprendizagem. In: LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017, p. 15-19 (capítulo 2).

LEAL, Edvalda; MEDEIROS, Cintia R.; FERREIRA, Layne V. O uso do método de caso de ensino na educação na área de negócios. In: LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017, p. 94-104 (capítulo 8).

SOARES, Mara A. et al. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL): podemos contar com essa alternativa? In: LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017, p. 105-124 (capítulo 9).

MEDEIROS, Cintia R.; QUEIROZ, Zandra C. Encenando o ambiente de negócios: a representação teatral como técnica pedagógica. In: LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017, p. 141-152 (capítulo 11).

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MERCADO, Luis P. Sequências didáticas envolvendo exploração da realidade: estudo do meio nas aulas de Educação Física. Porto Alegre: PUCRS, 2018. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/254.pdf

KLAFKE, Guilherme F.; FEFERBAUM, Marina. Metodologias ativas em Direito: guia prático para o ensino jurídico participativo e inovador. São Paulo: Atlas, 2020 (capítulo 4, p.75-175).

SILVA, Sidnei et al. Aprendizagem cooperativa no ensino superior: contribuições da Team-Based-Learning (TBL) In: NOGUEIRA, Daniel R.; LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula 2: novas metodologias ainda mais ativas. São Paulo: Atlas, 2020, p. 53-76 (capítulo 2).

NASU, Vitor H. Gamificação e jogos para educação. In: NOGUEIRA, Daniel R.; LEAL, Edvalda A.; MIRANDA, Gilberto J.; CASANOVA, Silvia P. Revolucionando a sala de aula 2: novas metodologias ainda mais ativas. São Paulo: Atlas, 2020, p. 129-149 (capítulo 6).

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuine. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORAN, José M. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.

SILVA, Alexandre J. Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/handle/1/42956

BARBOSA, Rita C.; ANDRADE, Vivian G. Educação e novas tecnologias. João Pessoa:UFPB, 2020. Disponível em: https://online.pubhtml5.com/vced/fqmp/#p=1

 

Webinários – Grupos

Material das estratégias didáticas disponibilizado no padlet da disciplina (https://padlet.com/luispaulomercado/estrategiasdidaticastic) e através de pesquisa webgráfica, ampliando os estudos acerca das possibilidades de uso das estratégias didáticas nas aulas do ensino superior.






EDTICES 1 – Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning – André, Lídia e Patricia.

EDTICES 2 – Aprendizagem com Dramatização – Adriana, Joyce, Otávio e Wagner.

EDTICES 3 – Aprendizagem baseada em Games - Lilian e Paula.

EDTICES 4 – Aprendizagem Baseada em Times (STEAM) – Jamile, Luiz Cláudio e Ritaciro.

EDTICES 5 – Aprendizagem com Simulações e Experimentos em Laboratórios Virtuais – Jonatha, Mayara e Valdick

EDTICES 6 – Aprendizagem Baseada na Prática – Estudo do Meio - Helena, Ludmilla e Raquel.

EDTICES 7 – Aprendizagem Baseada em Projeto - José Fábio e Nancy.

EDTICES 8 – Aprendizagem com Casos - Isis, Lorrany e Rafaelle.

 

Sites para a pesquisa webgráfica:

Scielo - http://www.scielo.br/

Oasis - http://oasisbr.ibict.br

Educa – FCC - http://educa.fcc.org.br/

Periódicos Capes - http://www-periodicos-capes-gov-br.ez9.periodicos.capes.gov.br/

 

Organização das leitura dos materiais selecionados, cada grupo construirá uma apresentação no Prezzi com 12 a 20 slides, vídeos ou outros recursos, abordando os seguintes aspectos:

 

a) Características da estratégia didática;

 

b) Fundamentos teóricos da aprendizagem utilizando a estratégia didática estudada;

 

c) Vantagens e desvantagens em utilizar a estratégia no ensino superior;

 

d) Uso de TDIC na estratégia em disciplinas do ensino superior;

 

e) Proposta de utilização da estratégia: plano de aula para cada componente curricular proposto pelos componentes do grupo (conforme plano disponibilizado no ebook 1).

 

Estrutura do Plano de Aula

Titulo da aula - objetivo, claro e relacionado diretamente com o conteúdo ou com o tema a ser trabalhado.

Objetivos da aula - o que o estudante poderá aprender com esta aula. Indica claramente o que é esperado do estudante: quais mudanças esperamos que aconteçam a partir da aula. Indicam um comportamento passível de avaliação. Os objetivos devem ser discriminados quanto ao desenvolvimento conceitual (aquisição do conhecimento), procedimental (desenvolvimento de habilidades e a aplicação do aprendizado pelo estudante em sua atuação profissional) ou atitudinal (aquisição de valores, atitudes e comportamentos a ser observado na atuação profissional).

Conteúdos - listar os saberes envolvidos na aula.

Momentos da aula - estratégias didáticas e recursos

Avaliação - diagnóstica, formativa ou somativa. Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula, as atividades e os critérios adotados para correção.

Bibliografia - bibliografia consultada para o planejamento da aula.

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