domingo, 8 de novembro de 2020

09 Novembro 2020 - Elaboração de Sequências Didáticas com Dispositivos Móveis

O planejamento de aulas é fundamental para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. Planejar sequência didática utilizando as TIC envolve uma série de elementos que vão desde a pesquisa, seleção e organização dos materiais até a interação com os estudantes. 



Atividade Individual: escolha, nos livros indicados, um aplicativo e planeje uma sequência didática com conteúdo do Plano de Curso individual disponibilizado no e-book1. Indique:

1) Título/Tema da sequência didática;

2) Objetivos;

3) Aplicativo escolhido;

4) Caracterização do aplicativo escolhido;

5) Atividade(s) que será(ão)  realizada(s) com o aplicativo escolhido;

6) Avaliação da sequência didática.



Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários, organizado por Ana Amélia Carvalho e publicado pelo Ministério da Educação de Portugal em 2015, disponível em: 


Active Text Book – adicionar interatividade a um PDF e criar quizzes (p. 19-27)
Aurasma Studio – para realidade aumentada (p. 29-53)
C:Geo – aplicação  para geocaching (p.55-67)
Calaméo – e-books interativos (p.69-75)
Cogi – para capturar áudio e partilhar anotações (p.77-88)
Edmodo – plataforma educativa para explorar (p.91-103)
Educreations e Show me – transformar o tablet num quadro virtual (p. 105-113)
Google Drive – ferramentas para a sala de aula (p.115-151)
GosoapBox – quizzes, sondagens e debates (p.153-163)
Habitica – gamificação de aulas (p.165-188)
Imagechef – trabalhar texto e imagem com criatividade (p.189-201)
Kahoot – quizzes, debates e sondagens (p.203-223)
LensooCreate – transformar o tablet num quadro virtual (p. 235-237).
Neapod – solução integrada para avaliação, apresentação e colaboração. (p. 239-245) – aulas interativas.
Powtoon – apresentações criativas (p.247-257).
QRCode – realidade aumentada (p.259-267)
Skype, Google Hangouts e Viber – comunicação online (p.269-277)
StudyBlue – cartões de estudos digitais (p.279-287)
Tagxedo – criar nuvens de palavras (p.289-297)
TeamUp – formar equipes e acompanhar o processo (p.299-315)
Tellagami – criação e partilha de vídeos, contar histórias (p.317-325)
Text2Mindmap – mapas mentais (p.327-333)
ToonDoo – criação de banda desenhada (p.335-343)
Unity3D – game engine para o desenvolvimento de objetos didáticos gamificados (p.345-359).




CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/noticias/app_para_dispositivos_moveis.pdf

Story Jumperescrita colaborativa (p.21-34).

Stop Motion e Storytelingvídeos e animações (p.35-46).

EdPuzzlevídeos e quizzes (p.47-59).

Jdda EzRobotrobótica (p.61-68).

Tempoly -  jogo (p.69-80).

Classroom Screen, Super Teacher Tools, Mentimer e Tinycards - elementos dos jogos (p.85-105).

Escape Room Educativo -  criação de atividades desafiadoras (p. 107-115).

Tricider debate de idéias colaborativas (p.117-125).

Jogos de tabuleiro - (p.127-140). 



SALES, Mary V. (org). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/32178/1/Tecnologias%20digitais%2c%20redes%20e%20educacao-RI.pdf

Plickersaplicativo para avaliação (p.119-123).

Active Expression 2 e Active Inspireavaliação (p.123-127).

Edmodo avaliação (p.127-129).


 


PORTO, Cristiane M.; SANTOS, Edmea (orgs). APP-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32168

MIT App Inventordesenvolvimento de aplicativos (p.111-132).

Whatsapp  – vídeos e animações (p.221-240).

Padlet fóruns online, mural colaborativo (p.241-254).

Nearpodapresentações interativas (p.255-270).

EdPuzzlevídeos (p.389-408). 



COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa.  App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: Edufba,  2016, disponivel em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/30756/1/app_learning_repositorio.pdf

Snapchat mensagens autodestrutivas (p.23-38).

Aurasmagamificação (p.75-92).

Evernote diário hipertextual (p.93-108).

Whatsappcomunicação e formação (p.109-126/227-244).

MARrealidade aumentada (p.127-144).

Nearpod, WeLearnedit, Smashing, Studyblue, Edcreations - aplicativos para a aprendizagem com projetos  (p.163-178).

Socrativeinteração por pares (p.179-198).

Hand Talk - Libras (p.199-210).

R Code - (p.211-226). 



SILVA, Andrea S.; MENDES, Luan S.; NÓBREGA, Paula P. Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53421

Quizletaula remota interativa (p.9, 37-43).

Kahoot avaliação (p.10, 77-84).

Criação de podcast (p.24-26).

OBS Studiogravador de telas (p.27-32).

Anchor - edição (p.44-45).

Socrative sala de aula personalizada (p.46-58).

Powtoon – vídeos didáticos animados (p.59-62).

Instagram – comunicação instantânea (p.85-86). 



MALAGGI, Vitor; MARCON, Karina; RIPA, Roselaine. Tecnologias digitais de rede na educação infantil: usos e potencialidades pedagógicas. Florianópolis: CEAD/UDESC/UAB, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1iAW73h3QWf1vzZUkxcbONIj26WAUvaQJ/view?fbclid=IwAR1dDCMT1RNjsZnJZEjRd9Hl7Bg-yFFup6vSw5DEFSxv7ycS4swRKYObatU

Story Jumperlivros digitais (p.13-20).

Canva design/infográficos (p.21-32).

Padlet murais digitais (p.33-42).

Voki - avatares (p.43-48).

Thinglinkimagens e vídeos interativos (p.49-60).

Animakervídeos animados (p.61-72).

Storybirdhistória e poemas visuais (p.73-84).

Google Drawings - desenhos (p.85-94).

 

Outros Aplicativos (pesquisar na internet)

Book Creator – criação de linhas digitais.

Bubbl.usmapas mentais.

Bunceecriação de conteúdos interativos.

Cacco – mapas/diagramas.

Classcraft trilha de aprendizagem gamificada.

Coggle – mapas mentais.

Cospaces Eduexperiência em realidade virtual 3D.

Createlyinfográficos.

Diigopesquisa online colaborativa.

eTwinning – plataforma de trabalho colaborativo.

Explain Everythingquadro interativo colaborativo.

Flipgrid – interações em vídeos.

Genial.Iy – apresentações, infográficos.

Glogsterposteres digitais.

Google Earth – geolocalização.

Google siteportfólios digitais.

Jamboard – interação na turma.

Joomag – criação de apresentação digital.

Just a Lineexperimento de realidade aumenta.

Litemap - mapas argumentativos online.

Lucidchartorganizadores gráficos.

Maharaportfólio digital.

Mindmap – mapas conceituais interativos.

Miro quadro branco interativo.

Mystorybook criação de histórias.

Penzudiário online.

Piktochart – infográficos.

Pixtonhistórias em quadrinhos online.

Quizizz elaboração de questionários.

Quizlip perguntas e respostas.

Rubric Makerrubricas educacionais (avaliação).

Seesaw portfólio digital.

Smoore – boletim de notícias.

Spotlights Storiesnarrativas imersivas.

Squigi criação de conteúdos com animações.

Stop Motion Studiofilmes animados.

Storyboart Thathistórias em quadrinhos ou narrativas digitais.

Storybirdcriação de histórias.

Sutorihistórias interativas narradas.

Tagxedo Creatornuvem de palavras.

Tik Tok – linha do tempo.

Toontasticcriação de desenhos animados.

Tour Creatortours de realidade virtual.

Trello – quadro de atividades.

Venngageprojetos gráficos.

Wakelet – escrita colaborativa.

Wixcriação e edição de sites.

Wordart nuvens de palavras.

World Cloudsnuvem de palavras.

Writing Promptsescrita criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário