domingo, 16 de setembro de 2018

Inovação no Ensino Superior - Estratégias Didáticas com TIC no Ensino Superior utilizando metodologias ativas

Esta aula tem como objetivo apresentar propostas didáticas com diferentes estratégias didáticas no ensino superior; fundamentar teoricamente e elaborar sequencia didática envolvendo a estratégia didática estudada.




As estratégias didáticas podem ser divididas em centradas no professor (magistrais) ou centradas nos estudantes (metodologias ativas).

As estratégias didáticas centradas no professor mais utilizadas são: aula expositiva, estudo dirigido e o diálogo socrático.

As estratégias didáticas centradas nos estudantes são: aprendizagem com pesquisa, aprendizagem por descoberta (experimentação), aprendizagem baseada em problemas (ABP ou PBL); aprendizagem por projetos: webquest, caça ao tesouro, webgincana e web inquirity Project; aprendizagem com jogos (RPG); aprendizagem com casos; aprendizagem com dramatização; aprendizagem em grupos de discussão (seminários) e debates; aprendizagem com simulação; aprendizagem com estudo do meio,  comunidades de aprendizagem em redes sociais; e pesquisa colaborativa.

Leituras Indicadas:

MERCADO, Luis P. Estratégias didáticas em aulas online no ensino superior. In: LINHARES, Ronaldo N.; PORTO, Cristiane; FREIRA, Valéria (orgs). Mídia e educação: espaços e (co) relações de conhecimentos. Aracaju: Edunit, 2014, p. 61-95. 

BADIA, Antoni; MONEREO, Carles. Ensino e aprendizagem de estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 311-328.

DE AQUINO, Carlos T. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 22-42

FARIAS, Pablo A.; MARTIN, Ana L.; CRISTO, Cinthia S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev. Bras. Educ. Med. vol.39 nº.1. Rio de Janeiro jan./mar. 2015. Disponível em:  http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0143.pdf

FREITAS, Valéria P. et al. Mudança no processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação em Odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. RFO, v. 14, n. 2, p. 163-167, maio/agosto 2009. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1413-4012/2009/v14n2/a163-167.pdf

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. PBL 2010 Congresso Internacional. São Paulo, Brasil, 8-12 de fevereiro de 2010. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0287-1.pdf

GOMES, Maria P. et al. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas Ciências Sociais e da Saúde – avaliação dos estudantes. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 181-198, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a11

MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT, vol. 2, n. 1, jan/jun, 2013. Disponivel em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338

MERCADO, Luis P. Metodologias do ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, p. 263-299, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n1/1414-4077-aval-21-01-00263.pdf

MITRE, Sandra M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 13(Sup 2), p.2133-2144, 2008. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf

PADILHA, Maria A.; ZABALZA, Miguel A. Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. E-curriculum, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 837-863, jul/set. 2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28698/20654

Nenhum comentário:

Postar um comentário