segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Planejamento do Módulo de Educação Online

O planejamento do módulo de Educação a Distância é fundamental para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade. Planejar utilizando AVA envolve uma série de elementos que vão desde a pesquisa, seleção e organização dos materiais até a interação com os estudantes. 

Estrutura do Plano do Módulo ou Unidade

Titulo da Unidade
 - objetivo, claro e relacionado diretamente com o conteúdo ou com o tema a ser trabalhado.

Carga Horária: 
tempo em horas e semanas de duração do módulo.

Objetivos de Aprendizagem
 - o que o estudante poderá aprender com este módulo. Indica claramente o que é esperado do estudante: quais mudanças esperamos que aconteçam a partir do estudo do módulo? O objetivo de aprendizagem deve indicar um comportamento passível de avaliação. Aulas bem sucedidas devem ter seus objetivos alcançados e isso só se confirma pela avaliação da referida aula. Os objetivos previstos devem ser discriminados quanto ao desenvolvimento conceitual (foco na aquisição do conhecimento), procedimental (desenvolvimento de habilidades e a aplicação do aprendizado pelo discente em sua atuação profissional) ou atitudinal (aquisição de valores, atitudes e comportamentos a ser observado na atuação profissional).

Conteúdos e atividades - listar os conteúdos dos módulos, indispensáveis para que o estudante possa acompanhar a proposta de aulas online. Os saberes representam o conhecimento necessário para a formação holística por meio desenvolvimento cognitivo, de habilidades e de atitudes, que devem ser aplicados em sua atuação profissional. Devem ser elaborados em nível crescente de complexidade e considerar os condicionantes histórico-sociais, conforme propõe a tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.

Desenvolvimento Metodológico Ao selecionar as estratégias e ferramentas do AVA deve-se considerar como critérios fundamentais a relação teoria e prática, a apresentação de experiências destaques, a problematização do saber e a identificação de possíveis soluções para a resolução da situação-problema institucional.  Exemplos: estratégias de leitura, de socialização do resultado de uma pesquisa ou de um trabalho de grupo, uso de áudios ou vídeos, jogos (incluindo os virtuais), simulações, jornais, livros, revistas, cd, cd-rom, blogs, links de portais ou sites, podcasts ou áudios, softwares educacionais para criação de jogos, experimentações. As atividades deverão contemplas os seguintes tópicos:

a. Caracterização do espaço de aprendizagem de atuação do professor do ensino superior estudado;

b. Como o professor do ensino superior pode atuar neste espaço (habilidades e competências exigidas, pesquisar em editais de concursos e seleção deste profissional;

c. Importância do professor do ensino superior neste espaço de aprendizagem; entrevista com um professor que atua neste espaço de aprendizagem, escrita com ferramentas da internet ou registradas com câmera, gerando vídeo, desde que autorizada pelo entrevistado. O roteiro da entrevista será elaborado em aula após o estudo bibliográfico do tema;

d. Atividades de estudo e pesquisa; uso ou produção de um vídeo no tema em estudo;

e. Atividades e exercícios utilizando textos científicos, artigos de revistas e jornais online;

f. Ferramentas de interação: fórum, chat; avaliação: Provas escritas, Resolução de exercícios, Pesquisas, Produção de textos; bibliografia básica e complementar.

Chat - ferramenta síncrona que permite a realização de discussão textual via web. Guarda histórico de mensagens para consulta futura.
Fórum ferramenta assíncrona e permite discussão entre todos os participantes do curso. Têm diferentes tipos de configurações, por exemplo, permitir que o aluno crie tópicos de discussão ou não.
Glossário - permite aos participantes visualizarem e inserirem termos e suas definições, assim como um dicionário. Permite comentário. E é possível criar, automaticamente, links para os termos aqui alocados em todas as partes do curso.
Tarefa - entrega de atividades através de arquivo externo que pode ser visualizado apenas pelo professor. É possível que o professor troque arquivos com o aluno e dê notas pela atividade desenvolvida.
Wiki- é uma coleção de documentos criados de forma coletiva. É iniciado a partir de uma primeira página e pode ser linkado a outras páginas com conteúdo. Qualquer participante do curso pode desenvolver o conteúdo, sendo assim é considerada uma ferramenta poderosa para o trabalho colaborativo.
Avaliação - pode ser diagnóstica, formativa e somativa. Nesse contexto, deve-se discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula, as atividades e os critérios adotados para correção das atividades.

Bibliografia - indicar a bibliografia a ser lida para o desenvolvimento do módulo e apresentar bibliografia para o aprofundamento do estudo acerca dos aspectos trabalhados nos conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário