quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Construção do Módulo de Educação Online

Na educação online, o material didático assume papel extremamente importante por ser um dos principais recursos para viabilizar a interação entre professores e estudantes, diferente da educação presencial, na qual professores e alunos dividem o mesmo tempo e espaço, permitindo a interação interpessoal e imediata no processo de ensino e aprendizagem. Este texto tem como objetivos apresentar o planejamento de material didático para educação online: concepção, elaboração e edição.



A elaboração de um curso online inclui o desenvolvimento de materiais didáticos e atividades de aprendizagem, o desenho da avaliação, a escolha dos recursos mais adequados segundo a metodologia utilizada.
Vamos construir materiais didáticos para uma disciplina denominada Atuação e Competências do Professor Universitáriocarga horária de 90 horas, sendo 15 horas presenciais e 75 horas a distância. A disciplina envolve a exploração dos diversos espaços de atuação do professor universitário, além do espaço da docência já bastante explorado e conhecido.
A disciplina a ser construída tem como objetivos:
1. Refletir criticamente a prática como professor universitário além da sala de aula, ampliando a visão do processo de aprendizagem;
2. Conhecer espaços de atuação do professor universitário, além do espaços da docência;
3. Caracterizar a função e importância do professor universitário nos diferentes espaços de atuação;
4. Explorar a atuação interdisciplinar e as relações pedagógicas na gestão acadêmica universitária, na pesquisa, na avaliação institucional, na avaliação de mérito e na divulgação científica.
A construção dos módulos será feita por cinco grupos, responsáveis por criar e organizar uma unidade da disciplina criada, com 15 horas cada:
Grupo 1 - Gestão Universitaria - Ana Cecilia e Elisangela
Grupo 2 - Pesquisa - Emanulle, Ana Paula e Janekesia
Grupo 3 - Avaliação Institucional - Lais e Marcos Paulo
Grupo 4 - Avaliação de Mérito - Douglas e Lilian Franciele
Grupo 5 - Divulgação Científica - Humberto e Adailton

Cada grupo disponibilizará os materiais produzidos no módulo apropriado da disciplina: introdução, objetivos, ferramentas de interação síncrona e assíncrona, exercícios e tarefas, trabalhos em grupos e individuais, pesquisas  e  a forma como serão feitas as avaliações  de cada módulo.
A elaboração da avaliação do módulo envolverá provas presenciais abertas; resolução de exercícios; trabalhos individuais (produção de textos e reflexões); trabalhos em grupo (pesquisas e seminários); participação nas discussões e sessões de interação sínc rona e assíncrona propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário